Desembargador Hélio Nishiyama é o entrevistado do programa Por Dentro da Magistratura

Está no ar o 34º episódio do programa Por Dentro da Magistratura, com uma entrevista com o desembargador Hélio Nishiyama. Ele tomou posse em 21 de fevereiro deste ano como desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso em vaga destinada à Ordem dos Advogados do Brasil pelo Quinto Constitucional.
 
Cuiabano, 41 anos, Nishiyama é mestrando em Direito pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP). É especialista em Direito Penal e Processo Penal e em Didática no Ensino Superior. Coordenador estadual do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM), ele atuou como professor universitário entre 2013 e 2017. Na OAB-MT foi corregedor-geral entre 2022 e 2023, conselheiro estadual nos biênios 2016-2018 e 2019-2021, e secretário-geral da Comissão de Assuntos Legislativos no biênio 2013-2015.
 
Na entrevista concedida ao juiz Gerardo Humberto Alves da Silva Júnior, o magistrado contou que seu desejo inicial era ter feito Engenharia da Computação. Às vésperas do vestibular, mudou para Direito e cursou a faculdade por apenas um ano antes de ir para o Japão, onde trabalhou como operário de fábrica por um ano e meio. “Depois eu voltei, retomei a faculdade já com outra cabeça, com outra maturidade, com outro senso de responsabilidade, e consciente de que a faculdade era minha ponte de salvação.”
 
“Eu digo que o Japão foi providencial, porque provavelmente se eu tivesse seguido com a faculdade de direito, sem ter essa diferença no Japão, talvez não teria tido uma boa formação acadêmica, talvez o meu futuro profissional teria sido diferente. O Japão me deu esse amadurecimento enquanto homem, enquanto pessoa, e me deu condições financeiras de concluir a minha faculdade sem ter que me preocupar em trabalhar. Eu consegui estudar, fazer meus estágios e concluir um bom curso de direito”, revelou o magistrado.
 
Depois de fazer estágio em diversas instituições, como no Fórum de Várzea Grande, na Corregedoria Geral da Polícia Civil e no Ministério Público, ele iniciou a carreira em um modesto escritório na cidade de Várzea Grande. Ele deixou os planos de prestar concursos públicos e se dedicou integralmente à advocacia e à docência. “Consegui ir vencendo na profissão até que quando chegou na minha reta final, vamos dizer assim, eu tinha uma carreira consolidada, uma posição dentro do mercado, então por isso que eu posso dizer que eu conheci todas as fases da advocacia.”
 
Na entrevista, contou ainda sobre a experiência com a docência e a paixão pelo Direito Penal. “Meus estágios foram direcionados para a área criminal, eu poderia até ter migrado para algum estágio cível, mas realmente eu sempre achei o direito penal muito mais desafiador, com todo o respeito aos civilistas, mas eu sempre enxerguei o direito penal como uma matéria muito mais desafiadora, com um fator humano muito mais preponderante do que o fator formal. E a minha faculdade, meus estágios foram direcionados para a área criminal, isso me levou naturalmente para uma advocacia criminal, que também me levou para uma docência na área também criminal, na parte material e processual, que me levou também para o meu mestrado em Direito Penal Econômico e por uma felicidade, porque daí não foi mais uma condução minha, hoje eu estou numa câmara criminal no Tribunal de Justiça.”
 
 
O programa Por Dentro da Magistratura pretende conhecer experiências e condutas de magistrados(as) a partir de situações durante a carreira, opiniões, escolhas e relacionamentos pessoais, institucionais e sociais, com o intuito de transmiti-las, na forma de orientação ou recomendação, a magistrados e magistradas. Ele é veiculado no canal oficial do Tribunal de Justiça de Mato Grosso no YouTube (@tjmtoficial).
 
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Descrição da imagem: peça publicitária colorida. Na lateral esquerda, o ícone de play acompanhado do texto: /tjmtoficial. Na parte superior central, o logo do Programa Por Dentro da Magistratura e a foto do desembargador Hélio Nishiyama, acompanhados do texto: Desembargador Hélio Nishiyama. Assista agora! 34º episódio. Ele é um homem de traços asiáticos, com cabelos pretos escuros e óculos de grau. Assina a peça o logo do Poder Judiciário e da Esmagis-MT.
 
Lígia Saito
Assessoria de Comunicação
Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT)
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Almanaque

Almanaque

O Almanaque Cuyabá é um verdadeiro armazém da memória cuiabana, capaz de promover uma viagem pela história em temas como música, artes, literatura, dramaturgia, fatos inusitados e curiosidades de Mato Grosso. Marcam presença as personalidades que moldaram a cara da cultura local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *