Lista telefônica cuiabana surgiu em 1959

Os serviços telefônicos em Cuiabá foram atribuídos inicialmente à  concessionária denominada Empreza Telephonica Cuyabana, de propriedade do senhor João Pedro Dias. Os aparelhos eram confeccionados em madeira, com fone de “baquelites”. Como o número de assinantes cresceu assustadoramente, a Companhia foi obrigada a advertir o anunciante quanto ao tempo de uso da linha, priorizando sempre os serviços emergenciais.

Outra tomada de decisão para conter os ânimos da população que se via em polvorosa com a novidade recém chegada à cidade, foi  instituir a primeira lista telefônica já com aparelho automático. Isso se deu em 1959. Os números telefônicos eram de apenas quatro dígitos. Por ordem alfabética, o primeiro nome que aparecia na lista era comercial: A Imperial bazar, na 13 de Junho, com número telefônico: 2299.

A Empreza de João Pedro ficava na Rua 13 de Junho, antes do casarão de esquina com a avenida Isaac Póvoas, o mesmo que abrigava o estabelecimento comercial A Constança, também de sua propriedade. Era uma loja que vendia de tudo.

Almanaque

Almanaque

O Almanaque Cuyabá é um verdadeiro armazém da memória cuiabana, capaz de promover uma viagem pela história em temas como música, artes, literatura, dramaturgia, fatos inusitados e curiosidades de Mato Grosso. Marcam presença as personalidades que moldaram a cara da cultura local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *