Almanaque Cuiabá – Conteúdo de interesse permanente
  • Home
  • Leitura Express
  • Acervo Histórico
  • Cuiabanidade
  • Arquivo BR
  • PhotographYas
  • Toda Palavra
  • A Revista
  • Contato
  • Loja
  • 0
Author

Almanaque Cuyabá

Almanaque Cuyabá

O Almanaque Cuyabá é um verdadeiro armazém da memória cuiabana, capaz de promover uma viagem pela história em temas como música, artes, literatura, dramaturgia, fatos inusitados e curiosidades de Mato Grosso. Marcam presença as personalidades que moldaram a cara da cultura local.

TESTE ANCORA

Programa do Governo de MT garante apoio financeiro a times do futebol mato-grossense

by Almanaque Cuyabá 14 de abril de 2024
written by Almanaque Cuyabá
O Governo de Mato Grosso está garantindo apoio financeiro a clubes do futebol profissional mato-grossense que disputam o Campeonato Brasileiro, nas séries A, B, C e D.

Por meio do Programa Mato Grosso Série A, executado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Sece-MT), já foram investidos R$ 17,5 milhões de 2021 a 2023, beneficiando as equipes masculinas do Cuiabá, Operário, Ação e União, e a feminina do Mixto. Em 2024, o incentivo ainda deve favorecer o time masculino do Mixto e o feminino do Ação.

“É um programa que garante condições financeiras às equipes para se manterem e até, possivelmente, subirem nas séries do Campeonato Brasileiro. Isso fortalece toda a rede de futebol profissional em Mato Grosso”, explica o secretário da Secel, Jefferson Carvalho Neves.

Disputando a série A do Brasileirão desde 2021, o Cuiabá Esporte Clube recebeu R$ 3,5 milhões por ano, assim que começou a representar Mato Grosso no maior campeonato nacional das Américas. O time cuiabano recentemente conquistou o tetracampeonato estadual e compete atualmente na Copa Verde, Copa do Brasil e Copa Sulamericana, além do Campeonato Brasileiro.

De Rondonópolis, o União Esporte Clube é atendido pelo programa do Governo de Mato Grosso com o valor de R$ 1 milhão desde o ano passado, quando passou a disputar a série D do Brasileirão. O clube rondonopolitano é vice-campeão estadual e, em 2024, também participou das primeiras fases da Copa Verde e da Copa do Brasil.

O Clube Esportivo Operário Varzea-grandense (CEOV) é outro beneficiado pelo Programa Mato Grosso Série A, com patrocínio de R$ 1 milhão efetivado em 2022 e em 2023, anos em que representou o Estado na série D do Brasileirão. Em 2024, o time de Várzea Grande disputou o Campeonato Mato-grossense e a primeira fase da Copa do Brasil. 

Representando o futebol feminino mato-grossense na série A3 do Campeonato Brasileiro em 2024, as meninas do Ação contarão com o patrocínio do Governo de Mato Grosso no valor de R$ 1,5 milhão. Em 2022, a equipe masculina do clube também foi beneficiada por disputar a série D do Brasileirão de futebol.

Neste ano, o Programa do Governo do Estado pode ainda patrocinar as equipes masculina e feminina de um dos tradicionais times de Mato Grosso, o Mixto Esporte Clube. O time masculino tem direito a R$ 1 milhão por disputar a série D em 2024. Já a equipe feminina terá o valor do patrocínio aumentado para R$ 2 milhões por ter se classificado para a série A2. As tigresas já haviam sido patrocinadas em 2022 e 2023, em que disputaram a série A3, com recursos de R$ 1,5 milhão em cada ano. 

Para Murilo Gomes, executivo de futebol do Mixto, o apoio financeiro do Governo do Estado é de grande importância para o futebol mato-grossense.

“Com esses recursos, o clube consegue respirar, ter uma estrutura, contratar jogadores de qualidade. Parabenizo essa iniciativa do Governo de Mato Grosso porque é um incentivo único a nível de futebol no país e que só tem a engrandecer o nosso futebol local”, destaca o dirigente.

Mato Grosso Série A

O Programa Mato Grosso Série A foi regulamentado pelo Decreto Estadual 1418/22, com base na Lei 11.550/21, que tem como objetivo patrocinar equipes de futebol profissional mato-grossense que disputem as séries A, B, C e D, no gênero masculino, e A1, A2 e A3, no gênero feminino, do Campeonato Brasileiro organizado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Para serem beneficiados, os clubes devem protocolar requerimento na Secel-MT para posterior formalização do incentivo com assinatura de contrato de patrocínio.   

O valor do patrocínio é de R$ 3,5 milhões para equipes da série A do Brasileiro masculino ou A1 do feminino. Para os clubes na série B e A2 do feminino, o valor é de R$ 2 milhões. Já o patrocínio às equipes que disputam a série C e A3 é de R$ 1,5 milhão. Ainda é pago R$ 1 milhão aos times da série D do Campeonato Brasileiro masculino.

Além de incentivar a maior profissionalização das equipes de futebol mato-grossense, o Programa busca difundir as potencialidades de Mato Grosso junto ao público e aos canais de mídia.

Fonte: Governo MT – MT

14 de abril de 2024 0 comments
0 FacebookTwitterPinterestEmail
TESTE ANCORA

Prêmios do Nota MT vão beneficiar associação de catadores, abrigo animal e outras 169 instituições

by Almanaque Cuyabá 14 de abril de 2024
written by Almanaque Cuyabá
O sorteio do programa Nota MT, realizado pela Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz) na última quinta-feira (11.04), referente às notas fiscais de março, irá beneficiar 171 entidades sociais de Mato Grosso, indicadas pelos ganhadores dos prêmios, com o valor de total de R$ 180 mil. 

Uma das entidades, escolhida por uma das ganhadoras do prêmio de R$ 100 mil, é a Associação de Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis – Mato Grosso Sustentável (ASMATS) de Várzea Grande. Por essa indicação, a instituição receberá R$20 mil. O valor soma-se à doação de outros premiados neste sorteio  e chega a R$ 20.600,00.

Segundo a presidente da Associação, Icleide de Jesus Basília, que é catadora do lixão de Várzea Grande e vive do trabalho de reciclagem há mais de 30 anos, o recurso vai ajudar exponencialmente a pequena instituição, e será destinado à compra de materiais que serão utilizados na infraestrutura do barracão que a associação está montando para desenvolver os trabalhos de seleção do lixo reciclável.

“Esse dinheiro veio em uma boa hora! Na minha cabeça, já veio o nosso barracão completo. Estamos alugando um espaço e sempre precisa de alguma coisa para trabalharmos, porque não temos nada, um freezer, uma geladeira, fogão, nós não temos nada! Vamos ter muita coisa para fazer com esse dinheiro”, contou.

O resultado desse sorteio também irá ajudar a Associação Mato-grossense Voz Animal (AVAMT), que trabalha no acolhimento e amparo aos animais abandonados. Ela será beneficiada com R$ 11 mil pelas indicações dos premiados nessa edição do sorteio.

“Ficamos felizes em receber essas indicações e gostaria de dizer, para cada um que nos ajuda, que o dinheiro é aplicado no abrigo com muita austeridade e responsabilidade”, declarou a presidente da associação, Maria das Dores Gonçalves da Silva

A associação existe há 20 anos e atua resgatando, abrigando, tratando, castrando, vacinando e realizando doações de animais abandonados.  

De acordo com a presidente, os recursos recebidos através do Programa Nota MT contribuem para o pagamento de despesas como folha de pagamento, compras de vacinas, realização dos exames laboratoriais para os animais abrigados, despesas em clínicas veterinárias, bem como na manutenção do abrigo.

A Associação de Amigos da Criança com Câncer de Mato Grosso (AACC) é a instituição social mais indicada pelos usuários do Nota MT e, nos quatro anos de programa, já foi beneficiada com o valor total de R$ 1.610.100,00, sendo R$ 18.400,00 apenas desse último sorteio, Mensal de Março, realizado na quinta-feira.

De acordo com o presidente, Claudemir Ferreira da Silva, esses valores contribuem para os trabalhos realizados no bem-estar das famílias que vêm para Cuiabá em busca de tratamento para as crianças.

“Esse recurso que recebemos do Nota MT ao longo dos últimos cinco anos foi um presente de Deus. A sociedade foi usada por Deus para nos contemplar como beneficiários e somos muito gratos”, relata o presidente da entidade.

A instituição possui uma estrutura com 40 leitos, que são usados para hospedar gratuitamente crianças em tratamento de câncer juntamente com um acompanhante. Ela atende pacientes que moram no interior de Mato Grosso, em outros estados e até vindos de outros países.

A jovem Emily, de 19 anos, que mora no município de Novo Mundo, é uma das assistida pela associação desde 2021. Para mãe dela, Adriana Campos, que a acompanha no tratamento em Cuiabá, a entidade oferece além do apoio da infraestrutura, também o suporte emocional.

“É uma instituição que depende de ajuda, aqui tudo é doação, e somente quem passa, quem vive essa caminhada do câncer, sabe o quanto é difícil e o quanto é necessário ter esse acolhimento”, afirma a mãe de Emily.

Desde o início do programa, o Nota MT já contribuiu com 243 entidades sociais do Estado, que foram indicadas pelos ganhadores, tendo sido repassados o valor total de R$ 7.662.700,00.

Fonte: Governo MT – MT

14 de abril de 2024 0 comments
0 FacebookTwitterPinterestEmail
TESTE ANCORA

Moradores de Rosário Oeste recebem escrituras de imóveis nesta segunda-feira (15)

by Almanaque Cuyabá 14 de abril de 2024
written by Almanaque Cuyabá

O Governo de Mato Grosso entrega, nesta segunda-feira (15.04), 27 escrituras de imóveis para famílias da Cohab Nossa Senhora do Rosário, em Rosário Oeste (a 104 km de Cuiabá). A solenidade será realizada na Prefeitura Municipal, às 10 horas.

Entre os beneficiados estão pessoas que aguardavam há mais de 40 anos pela regularização de suas casas. Já foram entregues 105 escrituras na cohab. 

Os títulos de regularização fundiária são definitivos e entregues registrados em cartório, gratuitamente, pelo Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat) aos moradores que haviam feito a solicitação.

Desde 2019, já foram entregues mais de 16 mil escrituras urbanas em 37 municípios de Mato Grosso, com um investimento de mais de R$ 68 milhões do Governo do Estado. Somente em 2023, foram 5.812 escrituras entregues em 15 municípios mato-grossenses.

Serviço
Entrega de 27 escrituras de imóveis em Rosário Oeste

Data: segunda-feira (15.04)
Horário: Às 10h
Local: Prefeitura de Rosário Oeste (Avenida Otávio Costa, s/n – bairro Santo Antônio)

Fonte: Governo MT – MT

14 de abril de 2024 0 comments
0 FacebookTwitterPinterestEmail
TESTE ANCORA

Homem é preso em flagrante pela Polícia Militar suspeito por estupro e roubo

by Almanaque Cuyabá 14 de abril de 2024
written by Almanaque Cuyabá
Um homem, de 33 anos, foi preso em flagrante, na madrugada deste domingo (14.04), suspeito por roubo e estupro contra uma mulher, de 55 anos, no bairro Santa Izabel, em Cuiabá. A vítima relatou que ele era funcionário de uma fábrica de salgados que pertence a sua filha. 

Conforme o boletim de ocorrência, a vítima foi até a base da Polícia Militar relatar que teria sido estuprada e roubada pelo suspeito, que pulou o muro da residência e tentou abrir a janela, por volta das 3 da manhã, no momento em que estava dormindo. 

Então, a vítima acordou e ao reconhecer o suspeito, abriu a casa, momento que foi rendida por ele, que passou a violentá-la sexualmente, sem seu concentimento. Em seguida, ele roubou o aparelho celular da vítima e fugiu do local em torno das 4 horas da manhã. 

Após a situação, a mulher correu até a casa do seu filho para pedir ajuda. Na companhia de terceiros, o suspeito foi localizado e agredido pelos populares. 

O homem conseguiu fugir e se escondeu em sua residência, em uma kitnet localizada no mesmo bairro. Os policiais militares localizaram e prenderam o suspeito, que apresentou resistência durante abordagem.

O homem apresentava escoriações pelo rosto e todo corpo e foi encaminhado à delegacia para registro do boletim de ocorrência e demais providências cabíveis. 

Disque-denúncia   

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190, ou disque-denúncia 0800.065.3939.

Fonte: Governo MT – MT

14 de abril de 2024 0 comments
0 FacebookTwitterPinterestEmail
TESTE ANCORA

Polícia Civil aumenta em 62% número de operações e foca atuação na descapitalização de grupos criminosos 

by Almanaque Cuyabá 14 de abril de 2024
written by Almanaque Cuyabá
A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, no primeiro trimestre deste ano, 154 operações, sendo parte delas para reprimir e descapitalizar organizações criminosas que agem, principalmente, no tráfico de drogas e sustenta ações ilícitas, como a lavagem de dinheiro para ocultar transações ilegais.

No mesmo período do ano passado, foram realizadas 95 operações policiais, e, na comparação com o trimestre deste ano, o aumento foi de 62%. 

Somente nos três primeiros meses de 2024 foram presos 413 investigados nas operações realizadas em 15 regionais da Polícia Civil no Estado.

Durante as operações, foram aprendidos e sequestrados centenas de bens móveis e imóveis e valores bloqueados em contas bancárias dos investigados. Um exemplo são 17 veículos, parte deles de luxo, sequestrados na Operação Apito Final, coordenada pela Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) para desarticular um grupo criminoso que operou um esquema de lavagem de dinheiro do tráfico, na capital, com a aquisição de bens móveis e imóveis. 

Na avaliação da delegada-geral da Polícia Civil, Daniela Maidel, as investigações qualificadas, produzidas a partir de levantamentos técnicos, resultaram na deflagração de operações que desarticularam esquemas de lavagem de dinheiro para ocultar o patrimônio ilícito de organização criminosa, a exemplo das Operações Follow the Money, Gravatas e Apito Final. 
Um dos veículos de luxo apreendido na Operação Apito Final, que apura lavagem de dinheiro do tráfico

“Esse planejamento que a Polícia Civil vem executando tem um foco bastante específico, que é desarticular os esquemas financeiros e descapitalizar essas organizações criminosas que atuam no tráfico como forma de financiar outras ações criminosas e, ainda, lavando dinheiro com a compra de veículos e imóveis em boas localizações como estratégia para tentar desviar o dinheiro ilícito e dar aparência de legalidade. A investigação qualificada, com as análises financeiras, tem surtido os resultados que apresentamos à sociedade, com operações que apreenderam centenas de bens e bloqueio de milhões de reais em contas bancárias dos alvos investigados além das prisões”, argumentou a delegada-geral.

Gravatas

Em março, a Delegacia de Tapurah deflagrou a Operação Gravatas para cumprimento de 16 ordens judiciais, com prisões preventivas e buscas, contra quatro advogados, um policial militar e três líderes de uma facção criminosa.

A investigação apontou que os líderes da facção criminosa se associaram aos quatro advogados, que representavam o braço jurídico do grupo, com a divisão de tarefas a fim de obterem vantagem de natureza financeira e jurídica, entre outras, o tráfico de drogas, associação ao tráfico, tortura e lavagem de capitais.
100 mil reais  apreendidos com uma das advogadas alvo da operação

Os advogados realizaram tarefas além da atividade jurídica legal, ou seja, atuaram à margem da lei para embaraçar investigações policiais, repassar informações da atuação policial em tempo real, auxiliar em crimes graves, como tortura, realizando o levantamento de dados das vítimas. Ainda, intermediaram a comunicação entre os líderes da organização criminosa, que estão presos, com outros integrantes que estão soltos.

Nova Colniza

No noroeste do Estado, a Delegacia de Colniza deflagrou, também em março, uma operação para cumprir 20 mandados de busca e apreensão e de prisão contra alvos envolvidos com o tráfico de drogas, homicídios, roubos, agiotagem e ameaça.

Durante o cumprimento das ordens judiciais, cinco alvos da operação foram presos em flagrante por tráfico e porte ilegal de arma de fogo. Foram apreendidos R$ 40 mil e cinco armas de fogo.

Um levantamento realizado nos últimos quatro meses mapeou as principais ocorrências na região e foi traçado  um plano estratégico para combater as ações criminosas no município e proporcionar maior sensação de segurança à população. 

Doce Amargo

A terceira fase da Operação Doce Amargo foi deflagrada em março, com o cumprimento de 151 ordens judiciais, entre prisões preventivas, busca e apreensão e bloqueio de contas, contra traficantes de drogas sintéticas que atuam na região metropolitana de Cuiabá. 
 

As investigações apontaram que os traficantes atuavam de forma associada, dividindo tarefas e também fornecendo os produtos ilegais a outros contatos, também somando valores para compra de maiores quantidades de drogas com qualidade mais refinada. 

Follow the Money 

Resultado de uma investigação subsidiada em levantamentos e análises, inclusive financeira, dos envolvidos na lavagem de dinheiro do tráfico de drogas em Sinop, a operação foi realizada em 21 de março, coordenada pela Delegacia de Roubos e Furtos do município, com o cumprimento de 136 ordens judiciais. 

A investigação teve início com a apreensão de quase meia tonelada de maconha, em uma chácara em Sinop, em julho de 2022. A partir de então, a Derf de Sinop mapeou os envolvidos no esquema de lavagem de dinheiro, que utilizavam empresas fantasmas e também reais para dissimular o capital ilícito, dando a aparência de licitude às transações ilegais. 

Valores bloqueados e bens sequestrados judicialmente dos alvos da operação somam mais de R$ 1 milhão. Foram apreendidos sete veículos, entre carros de passeio, camionete, picape e motocicletas. Um dos veículos, uma camionete Chevrolet S10 é blindada e outro é um modelo de luxo, um Jeep Compass. 

Uma farmácia em Cuiabá estava entre as empresas usadas na lavagem de dinheiro. Os medicamentos apreendidos na operação foram doados à Secretaria de Saúde de Cuiabá e somam R$ 190 mil.  

Quarenta investigados foram presos na operação por força de mandados judiciais e 12 suspeitos autuados em flagrante por posse de armas, acessórios e munições de uso restrito e tráfico de drogas. 

Apito Final 

A operação, coordenada pela Gerência de Combate ao Crime Organizado, desarticulou um esquema de lavagem de capitais criado por integrantes de uma organização criminosa, em Cuiabá. Foram decretados 25 mandados de prisão e 29 de buscas e apreensão, além da indisponibilidade de 33 imóveis, sequestro de 45 veículos e bloqueio de 25 contas bancárias dos alvos investigados.

A investigação da GCCO, realizada ao longo de dois anos, apontou que o alvo principal, Paulo Witer Farias Paelo, colocado em regime semiaberto em dezembro de 2023, utilizava diversas pessoas – entre amigos, familiares e advogados que atuavam como ‘laranjas’ – para adquirir imóveis, comprar e vender e locar veículos para movimentar o dinheiro das práticas criminosas e dar aparência legal às ações criminosas. 

Vinte alvos, entre eles o líder do grupo, foram presos durante a operação, além de apreendidos e bloqueados inúmeros bens móveis e imóveis, como 17 veículos.

Paulo Witer foi identificado como tesoureiro da facção e responsável pelo tráfico de entorpecentes na região do Bairro Jardim Florianópolis, em Cuiabá, onde ele montou uma base para difundir e promover a facção criminosa agindo com assistencialismo por meio da doação de cestas básicas e eventos esportivos.

A investigação da GCCO apurou que o esquema movimentou R$ 65 milhões na aquisição de imóveis e veículos. As transações incluíram ainda a criação de times de futebol amador e a construção de um espaço esportivo privado e a administração de um miniestádio público, estratégias utilizadas pelo grupo para a lavagem de capitais e dissimulação do capital ilícito.

Fonte: Governo MT – MT

14 de abril de 2024 0 comments
0 FacebookTwitterPinterestEmail
TESTE ANCORA

Estudantes da rede estadual de MT embarcam para representar o Brasil em competição mundial de robótica

by Almanaque Cuyabá 14 de abril de 2024
written by Almanaque Cuyabá
Onze estudantes da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso estão de malas prontas para embarcar, neste domingo (14.04), para a cidade texana de Houston, nos Estados Unidos. Eles formam a Canintech, uma das seis equipes que representarão o Brasil no First Championship 2024, maior competição mundial de robótica.

O evento ocorrerá de 17 a 20 de abril, no Centro de Convenções George R. Brown.

A equipe, formada por alunos das Escolas Estaduais Nilza de Oliveira Pipino, Edeli Montavani, João Olímpio Pissinati Guerra e Enio Pipino,  localizadas em Sinop, vai competir na modalidade First Robotics Competition (FRC), considerada a mais avançada na disputa entre robôs de porte industrial construídos por estudantes de Ensino Médio. As máquinas chegam a pesar 56 kg, têm 1,2 metro de altura e são projetadas para realizarem tarefas em uma arena, como jogar objetos em um alvo.

Os estudantes conquistaram o passaporte para a competição nos EUA por terem sido vencedores na etapa nacional no Torneio Sesi de Robótica, realizado na primeira semana de março, em Brasília (DF). São jovens que fazem parte de um grupo de 13.265 estudantes que cursam Habilitação Técnica de Nível Médio, o itinerário V do novo Ensino Médio, em parceria com o Senai, em 36 municípios.
 
Ana Vitória dos Santos Monteiro, 17 anos, do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Olimpio João Pissinati Guerra, é também aluna do curso Técnico em Automação Industrial, realizado por meio de parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT). Ela se considera vencedora em tudo o que faz e está confiante no desempenho da sua equipe e do Coqueirinho 2.0, nome dado ao robô que a equipe construiu para competir na modalidade FRC.

“Já somos vencedores, mas o lado positivo desta jornada de competição é o benefício de trabalharmos em equipe. Outro ponto é que, desde o início, as matérias repassadas no curso técnico e também na nossa escola João Pissinati, ajudaram muito nesta trajetória, como matemática, física, inglês, automação, programação, informática, e outras disciplinas que também agregaram muito na minha preparação”, disse Ana.

Nicolas Nathã Pires da Silva, 16 anos, cursa o 2º ano na Escola Estadual Nilza de Oliveira Pipino, e também faz o curso Técnico em Desenvolvimento de Sistema, no Senai.

“Vejo que a educação uniu a teoria à prática. Sinto orgulho de estar na rede estadual e também no Senai, que me proporcionou fazer parte da equipe Canintech e fazer essa viagem ao Estados Unidos. Só tenho a agradecer e me esforçar para voltarmos como campeões”, ponderou.
Foto: Assessoria

A empolgação é a mesma para o estudante Guilherme Cajaiba Ribeiro Silva, 16 anos, que faz o 2º ano na Escola Estadual Professora Edeli Mantovani e também o 2º ano do curso Técnico de Automação Industrial.

“Representamos Mato Grosso na competição de Brasília e agora vamos representar o Brasil em Houston. Vamos agregar novos aprendizados e ooportunidades. É uma oportunidade de crescimento que só a educação poderia nos oferecer”, afirmou.

De acordo com a diretora Regional de Educação do polo Sinop, Cristiane Olinda, a preparação dos alunos tambem contou com apoio da equipe psicossocial da DRE, que trabalhou com os alunos sobre a participação na competição e na viagem internacional.

“No que depender do equilíbrio emocional, a Canintech voltará como campeã. Trabalhamos questões como controle da ansiedade, distinção entre emoções e sentimentos, autoconhecimento, trabalho em equipe, além de buscar o acolhimento e apoio por parte dos familiares”, explicou Cristiane.

Além de Ana Vitória, Nicolas e Guilherme, os demais componentes da equipe, Alana Sophya dos Santos Elias, Geicy Kelly Bianchi da Silva, Henrique Riffel, Leonel Vitor Venâncio Silvino Oliveira, e Rafaella Rodrigues também tiveram o apoio da psicóloga Edilaine Pereira e da assistente social Lucimara Pagliari, da equipe psicossocial da DRE.

“Também entram nessa rede de apoio os professores da Seduc e do Senai, que os orientaram nos meses anteriores à viagem. Trabalhamos muito no reforço na Língua Inglesa para que esse evento seja emocionante para os nossos estudantes e celebre a criatividade e paixão pela robótica”, completou a diretora da DRE Sinop.

O evento

Organizado pela FIRST®, o FIRST Championship ocorre desde 1995. É um evento internacional culminante da temporada de competições juvenis de robótica e uma celebração anual da ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM). 

Em 2023, o evento reuniu mais de 15 mil competidores de 50 países. O torneio reconhece o trabalho de estudantes de 6 a 19 anos, que, em equipes, devem construir e operar robôs, além de desenvolver projetos de ciência e tecnologia para a comunidade.

As equipes

Nesta edição de 2024, os organizadores do evento esperam receber mais de 50 mil pessoas entre participantes de todas as modalidades e visitantes.

Na modalidade que a equipe Canintech irá participar, a FIRST Robotics Competition, pelo menos 600 equipes estarão no FIRST Championship em Houston e farão 10 partidas de qualificação cada uma.

As equipes automaticamente qualificadas serão as vencedoras do FIRST Impact Award e do Engineering Inspiration Award, além do Capitão e da Primeira Escolha da aliança vencedora.

As demais equipes brasileiras que irão ao evento representam os estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Amazonas. Elas competem nas modalidades FIRST Tech Challenge e FIRST LEGO League – que se divide em Explore e Challenge.

Fonte: Governo MT – MT

14 de abril de 2024 0 comments
0 FacebookTwitterPinterestEmail
TESTE ANCORA

Fiscalização da Lei Seca prende motoristas com carro roubado, drogas e mandado de prisão em aberto

by Almanaque Cuyabá 13 de abril de 2024
written by Almanaque Cuyabá

A Operação Lei Seca realizada na madrugada deste sábado (13.04), na Avenida Couto Magalhães, área central de Várzea Grande, levou à prisão 12 motoristas.

Quatro dos motoristas presos foram identificados com combinações de delitos graves, além de terem sido flagrados bêbados. Um tinha mandado de prisão em aberto por furto qualificado (artigo 155), um portava droga ilícita e não tinha habilitação (CNH) e dois estavam na rua dirigindo sem nunca terem tirado a habilitação.

O único motorista preso que não estava bêbado dirigia um carro com documentação falsa e a numeração do motor adulterada. Ele deve responder falsificação, crime previsto no artigo 311, do Código Penal.

Nos casos dos motoristas com mandado em aberto e porte de droga,  os condutores respondem pelos Código de Trânsito (CBT) e Penal (CP). Já para os não habilitados, o enquadramento criminal combina os artigos 306 (da embriaguez) e 298 (não ter habilitação), ambos no Código de Trânsito(CTB).

A 16ª edição chegou ao final com 140 veículos fiscalizados e 142 testes de alcoolemia aplicados.

De acordo com o relatório final,  91 autos de infração foram lavrados e 61 veículos removidos, sendo 43 carros e 18 motocicletas.

A fiscalização do trânsito com operações Lei Seca é coordenada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), por meio do Gabinete de Gestão Integrada (GGI-MT). Nessa operação trabalharam equipes do Batalhão de Trânsito (BPMTran), Polícia Militar, Delegacia de Trânsito (Deletran) da Polícia Judiciária Civil, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros (CBM-MT), Polícia Técnica Científica(Politec) e Polícia Penal e Sistema Socioeducativo.
 

Fonte: Governo MT – MT

13 de abril de 2024 0 comments
0 FacebookTwitterPinterestEmail
TESTE ANCORA

Concurso da SES ocorre neste domingo (14); provas serão aplicadas em cinco municípios

by Almanaque Cuyabá 13 de abril de 2024
written by Almanaque Cuyabá

A prova objetiva do concurso da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) será aplicada neste domingo (14.04), das 13h às 17h, em cinco polos de Mato Grosso: Cuiabá, Várzea Grande, Cáceres, Sinop e Rondonópolis. Cerca de 33 mil candidatos se inscreveram.

A banca realizadora do concurso é a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Detalhes dos locais de prova e orientações podem ser acessados no site da FGV.

Os portões de todas as unidades de aplicação das provas serão fechados às 12h30, considerando o horário oficial de Cuiabá (MT). Não será admitido ingresso de candidato após o horário fixado para o fechamento dos portões.

“Desejamos uma boa prova a todos os candidatos inscritos neste importante concurso. Cheguem com antecedência, façam a prova com tranquilidade e deem o melhor de vocês. Foram mais de 20 anos sem um concurso na Saúde do Estado e me sinto muito contente de ver esse concurso acontecer. Cada profissional classificado e posteriormente convocado para essa missão fará a diferença na Saúde Pública do nosso estado”, disse o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo. 

O candidato deverá comparecer ao local designado para a realização das provas munido de caneta esferográfica de tinta azul ou preta, fabricada em material transparente, documento de identidade original e do comprovante de inscrição.

Serão considerados documentos de identidade: carteiras expedidas pelos Comandos Militares, pelas Secretarias de Segurança Pública, pelos Institutos de Identificação e pelos Corpos de Bombeiros Militares; carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (Ordens, Conselhos); passaporte brasileiro; certificado de reservista; carteiras funcionais expedidas por órgão público que, por lei federal, valham como identidade; carteira de trabalho; carteira nacional de habilitação (somente modelo com foto aprovado pelo artigo 159 da Lei nº 9.503 de 23 de setembro de 1997).

Somente serão aceitos documentos originais com foto e documentos digitais com foto e assinatura (e-Título, CNH digital, e RG digital), apresentados nos respectivos aplicativos oficiais (não será aceito imagem de tela).

Não serão aceitos como documentos de identidade: documentos sem foto, certidões de nascimento, CPF, títulos eleitorais, carteiras de estudante, carteiras funcionais sem valor de identidade, identidade infantil, documentos ilegíveis, não identificáveis e/ou danificados. Não será aceita cópia do documento de identidade, ainda que autenticada, nem protocolo do documento.

O concurso

O concurso da SES-MT prevê 406 vagas para cadastro de reserva em cargos de profissional técnico de nível médio em Serviços de Saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) e de profissional técnico de nível superior em Serviços de Saúde do SUS para atuarem nas unidades da SES.

A segunda etapa do concurso será de avaliação de títulos, de caráter classificatório, mas destinada exclusivamente aos perfis de nível superior. Essas e outras informações sobre o concurso da SES podem ser acessadas pelo site da FGV.

Fonte: Governo MT – MT

13 de abril de 2024 0 comments
0 FacebookTwitterPinterestEmail
Newer Posts
Older Posts
Facebook Twitter Instagram Youtube Email Whatsapp

Posts recentes

  • Quem produziu a primeira geladeira no Brasil?
  • Escalada no Líbano
  • Governo propõe salário mínimo de R$ 1.630 em 2026
  • Ponte de João Gomes e a ladeira da fé cuiabana
  • Racha, isolamento e fora do páreo
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube
  • Email
  • Whatsapp

@2026 - Todos os direitos reservados Almanaque Cuiaba

Almanaque Cuiabá – Conteúdo de interesse permanente
  • Home
  • Leitura Express
  • Acervo Histórico
  • Cuiabanidade
  • Arquivo BR
  • PhotographYas
  • Toda Palavra
  • A Revista
  • Contato
  • Loja

Shopping Cart

Close
No products in the cart.
Close