Almanaque Cuiabá – Conteúdo de interesse permanente
  • Home
  • Leitura Express
  • Acervo Histórico
  • Cuiabanidade
  • Arquivo BR
  • PhotographYas
  • Toda Palavra
  • A Revista
  • Contato
  • Loja
  • 0
Author

Almanaque Cuyabá

Almanaque Cuyabá

O Almanaque Cuyabá é um verdadeiro armazém da memória cuiabana, capaz de promover uma viagem pela história em temas como música, artes, literatura, dramaturgia, fatos inusitados e curiosidades de Mato Grosso. Marcam presença as personalidades que moldaram a cara da cultura local.

TESTE ANCORA

Governo de MT investe em todas as rodovias estaduais em Cuiabá

by Almanaque Cuyabá 6 de abril de 2024
written by Almanaque Cuyabá

O Governo de Mato Grosso realiza investimentos em todas as rodovias estaduais localizadas no município de Cuiabá. São obras de asfaltamento, restauração e iluminação pública que garantem mais segurança no trânsito e acesso até comunidades rurais e distritos da capital.

O investimento realizado pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) corresponde a R$ 269 milhões. São asfaltados 69 quilômetros e restaurar outros 305 km.

A MT-040, rodovia que liga Cuiabá até Santo Antônio do Leverger, teve a duplicação, que foi iniciada em 2010, finalizada pela atual gestão. A Sinfra está investindo agora R$ 10,4 milhões para restaurar o trecho de 17,9 km entre a rotatória com a Rodovia dos Imigrantes e o município vizinho. O Estado ainda instalou luminárias de LED ao longo de todo esse trecho, outro investimento de R$ 5,5 milhões.

Já a MT-251 teve o asfalto inteiramente recuperado entre a Fundação Bradesco e Chapada dos Guimarães. Foram 57 km restaurados em um investimento de R$ 42,7 milhões. A Sinfra também iluminou o trecho entre a Fundação Bradesco e a Rotatória de Manso, por R$ 4 milhões.

A MT-351, rodovia que dá acesso ao Lago de Manso, também teve seu asfalto recuperado em um total de 139,2 km e R$ 11,4 milhões de investimento.

Atualmente, a Sinfra-MT começou a recuperar a MT-010, que dá acesso ao Distrito da Guia e aos municípios de Acorizal e Rosário Oeste. São 90,87 km no total e R$ 64 milhões em investimentos. A atual gestão ainda foi a responsável por finalizar e entregar a duplicação de 5 km da rodovia até o Rodoanel.

Além das rodovias que dão acesso aos municípios que fazem parte da Região Metropolitana, o Governo de Mato Grosso também realiza obras em outras estradas que possibilitam chegar até distritos da capital. É o caso da MT-402, que liga a Estrada de Chapada até o Coxipó do Ouro, berço da fundação cuiabana.

Com um investimento de R$ 10,5 milhões, a Sinfra asfaltou 8,58 km dessa rodovia, garantindo um acesso asfaltado até o mais antigo distrito da capital.

“É uma comunidade histórica, onde foi lavrada a ata de fundação da cidade de Cuiabá, onde foi realizada a primeira missa, há mais de 300 anos. É uma região com atrativos turísticos, como o Rio Coxipó, restaurantes de comidas típicas”, afirmou o secretário de Infraestrutura e Logística, Marcelo de Oliveira.

A Sinfra também está asfaltando a MT-030, entre o bairro Dr. Fábio e a Ponte de Ferro. São R$ 8,2 milhões de investimento e 4,36 km de asfalto novo. A obra vai atender uma demanda de décadas dos moradores locais, acabando com as dificuldades de acesso no período de chuva.

Para garantir mais avanços, está em fase de licitação o asfalto de 10,33 km do trecho da MT-402 entre a Ponte de Ferro e o Coxipó do Ouro. Com um investimento de R$ 15,7 milhões, a obra vai garantir outro acesso até o Distrito e oferecer melhorias para as comunidades que moram na região.

Outro distrito da capital, no caso o Aguaçu, também vai ter duas vias de acesso asfaltadas. O Governo está na fase final das obras da MT-401, que liga a Estrada da Guia até o Distrito por meio do acesso da mineradora. São 17,04 km de rodovia e investimento de R$ 22,6 milhões.

A Sinfra também assinou a ordem de serviço em 2024 para asfaltar a MT-402, que também chega no Aguaçu a partir da Estrada da Guia, só que por meio do acesso até a fábrica da Votorantim. São 8,58 km de asfalto novo e R$ 10,5 milhões de investimento.

Por fim, outra obra em andamento é a MT-400, que liga o Distrito do Sucuri até a MT-010. São 19,04 km de asfalto e um investimento de R$ 18,5 milhões, que vão beneficiar a zona rural mais próxima do centro de Cuiabá.

Fonte: Governo MT – MT

6 de abril de 2024 0 comments
0 FacebookTwitterPinterestEmail
TESTE ANCORA

Desembargadores elogiam encontro de vice-presidentes promovido pelo TJMT, após lacuna de 16 anos

by Almanaque Cuyabá 5 de abril de 2024
written by Almanaque Cuyabá
Após 16 anos de inatividade, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso promoveu a reaproximação e o reavivamento da união entre os vice-presidentes de Tribunais de Justiça do país. Sob a organização da vice-presidente do TJMT, desembargadora Maria Erotides Kneip, magistrados representantes de 20 tribunais dialogaram a respeito do sistema judicial de precedentes, trabalhado especificamente pelas vice-presidências da maioria dos tribunais estaduais e elo que liga os TJs aos tribunais superiores, no Encontro Nacional de Vice-Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil, realizado nos dias 4 e 5 de abril, na sede do TJMT, em Cuiabá.
 
A reunião em um mesmo local com vários vice-presidentes, juízes auxiliares e servidores de tribunais de diversos estados, juntamente com servidores e magistrados que trabalham a temática dos precedentes no Supremo Tribunal Federal (STF), Superior Tribunal de Justiça (STJ) e Conselho Nacional de Justiça (CNJ), trouxe avanços, aprendizados e diálogos institucionais que refletem na melhor prestação dos serviços da Justiça em todo o Brasil.
 
“Nós conseguimos colocar nesse plenário o Superior Tribunal de Justiça, o Supremo Tribunal Federal, o Conselho Nacional de Justiça, justamente através das pessoas que fazem a gestão de precedentes qualificados nesses locais. Eles trouxeram para nós como eles estão trabalhando e o que esperam de nós, tribunais. A avaliação que eu faço é extremamente positiva porque eles trouxeram falas muito boas e promissoras, nós acreditamos que a aplicação dos precedentes trabalha muito com a segurança jurídica e previsibilidade das decisões. Penso que nosso trabalho será muito enriquecido a partir desse encontro. Vejo que o encontro cumpriu seu papel”, avaliou a desembargadora Maria Erotides.
 
Com o encontro, foi reativado o Colégio Permanente dos Vice-Presidentes dos Tribunais de Justiça, criado em 2008 no Tribunal de Justiça de Pernambuco e que teve alguns encontros e depois não houve continuidade. Os desembargadores que participaram do encontro no TJMT elogiaram muito a iniciativa da desembargadora Maria Erotides em retomar o grupo de trabalho e a qualidade do evento como um todo.
 
“Foi emocionante. É indescritível estar em Mato Grosso, a receptividade aqui é algo de amorosidade, carinho, amizade, conseguimos estabelecer novos vínculos. Saímos daqui com a alma maior, o coração cheio de esperança para que possamos ter um Judiciário mais coeso, mais amigo entre estados, interagindo com os demais colegas. Isso vai modificar muito nossa cultura no Judiciário, vai fazer com que possamos uniformizar vários entendimentos, sabendo das diferenças regionais que existem entre estados, mas preocupados uns com os outros”, expressou a 1ª vice-presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargadora Joeci Machado Camargo.
 
“O evento aqui em Mato Grosso foi realizado em uma hora muito apropriada, parabenizo a desembargadora Maria Erotides Kneip pelo fato dela ter organizado, convidado pessoas do mais alto gabarito técnico para discutir um tema que é complexo, não só do ponto de vista jurídico, mas também do ponto de vista operacional, prático. Ela teve a oportunidade de selecionar os temas com muito cuidado e acuidade, foi de grande valia poder ouvir os especialistas e poder interagir com os colegas na busca de boas práticas que nos auxiliem a todos”, afirmou o vice-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Alberto Vilas Boas Vieira de Sousa.
 
O vice-presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Artur Cesar Beretta da Silveira, também elogiou o TJMT na organização do evento: “não teve uma vírgula que pudéssemos falar que não tenha dado certo neste evento. A Justiça Estadual precisa se fortalecer e para se fortalecer precisa estar unida, precisamos estar fortes e unidos. Vossa Excelência, ao reavivar o Colégio, deu um grande passo que contribuirá para o fortalecimento dos tribunais. Foi uma honra para o TJSP participar deste encontro”.
 
#Paratodosverem
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Imagem 1: foto horizontal colorida em plano aberto do Plenário 1 onde foi realizado o evento. Em formato oval, os magistrados convidados estão sentados nas cadeiras dos desembargadores, com a bandeira de cada estado atrás. Ao centro, o painel é presidido pelo desembargador Alberto, à esquerda está a desembargadora Maria Erotides e à direita a juíza Wanessa do CNJ. A cerimonialista fala ao microfone diante de um púlpito e atrás do dispositivo há bandeiras do Brasil, de Mato Grosso, um brasão e um crucifixo. Imagem 2: foto horizontal colorida da desembargadora Maria Erotides. Ela está sentada no dispositivo de honra, olha para o lado direito e sorri. Ela tem cabelos loiros longos, veste terno branco, um colar e uma medalha dourados e o crachá colorido do evento. Imagem 3: foto horizontal colorida da desembargadora Joeci faltando diante de um microfone. Ela é uma mulher branca, com cabelos com mechas, está maquiada e veste roupa preta. Imagem 4: foto vertical colorida do desembargador Alberto. Ele está sentado, olhando para a direita, veste terno cinza, gravata vermelha, o crachá do evento, tem cabelos lisos castanhos e usa óculos.
 
 
Veja mais fotos no Flickr do TJMT.
 
Mylena Petrucelli/Fotos: Ednilson Aguiar e Alair Ribeiro
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
[email protected]
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

5 de abril de 2024 0 comments
0 FacebookTwitterPinterestEmail
TESTE ANCORA

Asfalto na MT-430 vai beneficiar diretamente região do Araguaia, “mas avanços estão acontecendo em todas as regiões”, afirma deputado federal

by Almanaque Cuyabá 5 de abril de 2024
written by Almanaque Cuyabá

O lançamento da primeira obra nacional coberta por cláusula de retomada no seguro garantia irá beneficiar diretamente a região do Araguaia, com o asfaltamento de 50,47 quilômetros da MT-430 nos municípios de Confresa e Vila Rica.

O deputado estadual Juarez Costa disse que a evolução da região do Araguaia é perceptível e está ocorrendo por conta das ações do governo. “As coisas estão acontecendo. Lembro quando eu passei para olhar a obra da ponte de Cocalinho. Depois, passei por cima dela, a obra está realizada”, disse o deputado.

“Eu tenho andado o Estado inteiro. Então, o que está acontecendo hoje no Araguaia, está acontecendo no Noroeste, no Oeste, no centro-sul, está acontecendo no Norte, no Extremo Norte, em todos os lugares”, disse o deputado estadual Juarez Costa. 

“As pessoas ainda não sabem, mas saindo de Sinop, você passa por Sorriso, Boa Esperança, Trivelato, Planalto da Serra, Brasilândia e já sai em Jaciara. É possível ir para a região sul sem entrar na BR-163”, completou o deputado.

Juarez Costa ainda falou sobre a maior ponte em construção no Brasil hoje, a ponte sobre o Rio Juruena na MT-208 entre Cotriguaçu e Nova Bandeirantes, com 1.360 metros de extensão. “A gente tem essa preocupação com obras paralisadas, mas quando a gente passa e vê aquela obra do Juruena andando a passos largos, a gente fica muito feliz”, disse.

O prefeito de Confresa, Ronio Condão, explica que a estrada passa pela Agrovila Três Flexas, onde hoje moram mais de 500 pessoas. O trecho asfaltado sai do entroncamento da MT-430 com a MT-437 em Confresa e segue até as proximidades da Vila Carmelita, no município de Vila Rica. O investimento previsto é de R$ 113 milhões.

“Temos muito orgulho que essa inovação chegue primeiro no nosso município”, disse o prefeito. “O Mato Grosso é extenso, mas o Araguaia ficava esquecido, o atual Governo estendeu a mão para a região, vamos ter um hospital regional”, completou.

Seguro Garantia

A cláusula de retomada em obras de grande vulto está prevista na Lei 14.133/2021, a Nova Lei de Licitações. Em Mato Grosso, a Lei 12.148/2023 estabeleceu que obras de grande vulto são aquelas com valor superior a R$ 50 milhões.

Na última quarta-feira, Mato Grosso lançou a primeira obra do Brasil com essa cláusula de retomada. Isso significa que as empresas que forem disputar esse tipo de licitação, precisarão de uma apólice com alguma seguradora. Em caso de não cumprimento da obra, a seguradora pode indenizar o Estado em até 30% do valor da obra, ou então assumir o contrato e garantir sua conclusão.

Na prática, isso garante que as obras sejam entregues dentro do prazo contratado.

Fonte: Governo MT – MT

5 de abril de 2024 0 comments
0 FacebookTwitterPinterestEmail
TESTE ANCORA

Mutirão de Cidadania da Setasc passará por diversos bairros de Cuiabá no mês de abril

by Almanaque Cuyabá 5 de abril de 2024
written by Almanaque Cuyabá

A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) retomou os Mutirões de Cidadania, ação idealizada pela primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, nesta sexta-feira (05.04), em Cuiabá. A Associação Alfas Guerreiras da Fé, localizada no bairro Jardim Industriário, foi a primeira entidade a receber as ações, que seguirão durante todo o mês de abril. 

O mutirão contou com a equipe técnica na realização dos serviços de plastificação de documentos e emissão de segunda via de certidões. O diferencial deste ano nos mutirões são as inscrições abertas para a próxima edição do Casamento Abençoado, que será realizado este ano na Capital. 

“Os mutirões são extremamente importantes, muitas pessoas ainda têm dificuldades em sair de perto de onde moram para ter acesso a alguns serviços. E essa é nossa missão, estar mais próximos da população. O que pode parecer simples para alguns acaba tornando-se dificuldade para outros, essa empatia das políticas públicas com a população faz uma diferença enorme na vida do cidadão”, disse Virginia Mendes.

A secretária da Setasc, Grasi Bugalho, declarou a satisfação em retomar os mutirões, em especial, com a facilidade das pessoas se inscreverem para o Casamento Abençoado. 

“É com muita alegria que estamos voltando com os serviços de cidadania nos mutirões, em mais uma ação do Governo de Mato Grosso, juntamente com a primeira-dama, Virginia Mendes. Hoje estamos na Associação Alfa Guerreiras da Fé, com a querida missionária Adriana, que comanda e auxilia tantas pessoas que necessitam. Desta vez, estamos com o diferencial das inscrições para o Casamento Abençoado e aguardamos todos, que queiram oficializar a sua união para se inscreverem”, afirmou a secretária.


 

Lucimara Sampaio, moradora do bairro Pedregal, que ficou sabendo do mutirão por uma amiga, disse que saiu de casa bem cedo para ser uma das primeiras pessoas a serem atendidas no mutirão. 

“Eu estou aqui desde às 06h30. Aproveitei que o meu esposo viria trabalhar e vim com ele. Já pedi a segunda via da minha certidão de nascimento e a dele também, fiz a plastificação de documentos e também a nossa inscrição para o Casamento Abençoado. Fiquei muito feliz por ter esse mutirão porque eu não teria condições de pagar a segunda via das certidões e muito melhor, pagar o cartório para casar. Isso aqui é uma benção pra gente”, afirmou.


 

A missionária Adriana Souza, que gere a Associação Alfa Guerreiras da Fé, agradeceu pela ação idealizada pela primeira-dama, Virginia Mendes, que segundo ela, nunca deixou de atender ao chamado daqueles que mais necessitam. 

“Ela sempre nos estende as mãos quando precisamos. Que Deus a abençoe para que continue com esse trabalho tão lindo que ela faz em prol das pessoas que mais precisam. É só olhar tantas coisas que ela já fez pela população. Seja com doação de cestas, mutirões e o Programa SER Família. Sou muito grata por tudo o que ela tem feito”, disse a missionária emocionada. 
 

Mutirão de Cidadania

O Mutirão de Cidadania da Setasc passará por diversos bairros durante o mês de abril, em Cuiabá. Na próxima terça-feira (09) o mutirão será realizado na Associação de Moradores do bairro Ouro Fino. ¿

Fonte: Governo MT – MT

5 de abril de 2024 0 comments
0 FacebookTwitterPinterestEmail
TESTE ANCORA

Investimentos de mais de R$ 29 milhões do Governo de MT melhoram a vida de agricultores familiares de Cuiabá

by Almanaque Cuyabá 5 de abril de 2024
written by Almanaque Cuyabá
Cuiabá recebeu R$ 29,4 milhões em investimentos do Governo de Mato Grosso para o desenvolvimento da agricultura familiar, nos últimos cinco anos. Esses recursos convertidos em equipamentos, tratores, implementos agrícolas, mudas, tendas, entre outros itens, melhoram o dia a dia dos trabalhadores do campo, ampliam a produção e contribuem com a comercialização. A Capital mato-grossense completa 305 anos na próxima segunda-feira (08.04).

Entre os veículos destinados aos agricultores familiares estão tratores, picapes, caminhões, patrulhas mecanizadas e retroescavadeiras, além de kits de equipamentos compostos por perfuradores de solo, roçadeiras, adubadeiras e motocultivadores. 

A produtora Alessandra Carneiro Souza, do Assentamento Mineira, no Distrito de Aguaçú, em Cuiabá, contou que, com a patrulha mecanizada que a comunidade recebeu do Governo do Estado, em 2022, foi possível triplicar a área plantada. 

“Cada produtor tem 4,5 hectares e, antes da chegada da patrulha, a gente plantava de 1 hectare a 1,5 hectare. Agora, com essa patrulha, estamos conseguindo plantar 4 hectares. Melhorou muito para nós. Fortaleceu a nossa comunidade e reduziu o custo da produção, porque antes tínhamos que alugar a máquina para preparar o solo e agora temos o nosso próprio trator”, afirmou. 

Além da patrulha, o Governo destinou aos produtores do Assentamento Mineira uma caminhonete L200, a qual estão usando para fazer o transporte da produção para as feiras, kits de irrigação, tendas para feira e mudas de banana. Também foi perfurado um poço artesiano, com 8 mil litros de água, do Programa Água para Todos, que tem a primeira-dama Virginia Mendes como madrinha, para abastecer a comunidade e famílias de regiões vizinhas.  

Em meio às culturas cultivadas pelas 50 famílias de produtores estão mandioca, quiabo, berinjela, limão, milho e banana. 


Produção de banana tem sido impulsionada com a distribuição de banana/ Foto: Secom-MT 

Uma das culturas mais produzidas na região do Vale do Rio Cuiabá, que é a da banana, ganhou força com as 14,3 mil mudas entregues pela Secretaria Estadual de Agricultura Familiar (Seaf). 

“Eu produzo milho, mandioca, banana de fritar, abobora e banana nanica. Estamos aumentando a produção de banana”, afirmou Alessandra, ao citar que a comunidade recebeu 1,5 mil mudas de banana da Seaf. 

Além de dar as mudas, o Governo dá orientações de cultivo para garantir uma boa colheita. Esse trabalho de assistência é feito pela Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer). 

“Com os investimentos, o Governo do Estado busca apoiar as famílias para que possam expandir a produção, atender o mercado que hoje busca produtos de outros estados para suprir a demanda, e obter lucro”, afirmou o secretário de Agricultura Familiar do Estado, Luluca Ribeiro. 
Tendas entregues pelo Governo do Estado ajudam na comercialização da produção familiar/ Foto: Arquivo pessoal

A entrega de tendas para a comercialização dos produtos da agricultura familiar em feiras também tem sido importante para fomentar o setor. Já foram destinadas 163 estruturas para produtores do município. 

Com as tendas destinadas pelo Governo à Associação de Pequenos Produtores Rurais da Gleba Pai Joaquim, no Distrito de Nossa Senhora da Guia, sete famílias de agricultores familiares comercializam legumes, verduras, ovos, frangos caipiras e mudas em feiras da região. 

“Agradecemos ao Governo pela iniciativa em facilitar a comercialização dos pequenos produtores. Todos estamos realizados com essa ajuda para expor os produtos e ser poupados do sol e da chuva”, afirmou a presidente da associação, Benedita Castilho. 

As barracas são usadas para vendas na comunidade e também nas feiras em bairros de Cuiabá e Várzea Grande, entre eles Araés, Osmar Cabral e Jardim Paiaguás.

As tendas são do tipo sanfonada, com dimensões de 3 m x 2m, cobertura e proteção lateral e equipadas com banca.
Caixas de abelha fazem parte do Programa MT Produtivo Mel/ Foto: Seaf-MT

Para fomentar a produção de mel em Cuiabá, o Governo entregou caixas de abelha aos produtores familiares, por meio do Programa MT Produtivo Mel. Uma parceria firmada entre a Seaf e o Instituto Nacional de Educação para Defesa e Preservação do Meio Ambiente (Indeppa) garantiu a doação de 6 mil caixas de abelhas tipo Langstroth, beneficiando cerca de mil agricultores familiares.  

Outras mais de 100 caixas de apicultura foram disponibilizadas para associações de agricultura familiar. 

Os produtores de farinha também receberam incentivo com a entrega de farinheiras móveis. Uma das entregas foi feita à Associação dos Pequenos Produtores Rurais da Localidade de Três Pedras.

Fonte: Governo MT – MT

5 de abril de 2024 0 comments
0 FacebookTwitterPinterestEmail
TESTE ANCORA

Sessão de julgamento da Câmara Temporária de Direito Público e Coletivo é transferida para dia 16/4

by Almanaque Cuyabá 5 de abril de 2024
written by Almanaque Cuyabá
A sessão de julgamento da próxima terça-feira (09 de abril) da Câmara Temporária de Direito Público e Coletivo não será realizada. Todos os processos serão transferidos para a sessão do dia 16 de abril, que começará às 14h, por videoconferência.
 
O comunicado foi feito aos advogados (as), membros do Ministério Público, Defensoria Pública, Procuradoria Geral do Estado, procuradorias dos municípios e demais interessados pela presidente da Turma, desembargadora Maria Aparecida Ribeiro.
 
Marcia Marafon
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
[email protected]
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

5 de abril de 2024 0 comments
0 FacebookTwitterPinterestEmail
TESTE ANCORA

Unemat adere ao programa Integridade MT

by Almanaque Cuyabá 5 de abril de 2024
written by Almanaque Cuyabá

A reitora da Universidade do Estado de Mato Grosso, Vera Maquêa, assinou nesta sexta-feira (05.04), o termo de adesão ao programa de Integridade Pública de MT, desenvolvido pela Controladoria Geral do Estado (CGE). Logo após a assinatura do documento, os servidores puderam assistir a palestra “Ética em Ação: Servidores na Trilha da Integridade”, ministrada pelo filósofo e servidor da CGE, Douglas Remonatto.

Dezenas de servidores e todos os gestores dos 13 campi da instituição tiveram a oportunidade de conhecer um pouco sobre o programa, que tem como principal objetivo fazer com que a administração pública estadual não se desvie de seu objetivo, que é entregar políticas públicas de forma adequada, imparcial e eficiente. Ele congrega uma série de medidas institucionais que visam a prevenção, detecção, responsabilização e remediação de práticas de corrupção, fraudes, irregularidades e desvios éticos e de conduta.

A reitora da Unemat disse que a Universidade deu mais passo em direção às ações de valorização à integridade pública dentro da Instituição.

“Nós já temos várias ações em andamento neste sentido, entre elas a política de combate ao assédio moral e sexual dentro da Universidade. Nossas pautas discutidas em todas as esferas, desde os conselhos superiores até os colegiados dos nossos cursos, no Planejamento Estratégico Participativo ou no Congresso Universitário são embasadas no compromisso de trabalhar o respeito pela pessoa humana, a integridade, os princípios e valores que nos fazem uma Instituição comprometida em entregar à sociedade pessoas formadas dentro de princípios éticos. O programa Integridade somará essas ações”, disse.

A Unemat irá elaborar, executar e monitorar o plano de integridade, conforme os riscos identificados para a Universidade, de acordo com os parâmetros definidos pela CGE. Para a elaboração deste documento, serão indicados o agente ou equipe que ficará responsável pelo trabalho.


O titular da CGE explicou a todos o funcionamento do programa, desde sua concepção até o acompanhamento contínuo, que é feito pela CGE, incluindo treinamento dos servidores responsáveis pela execução dentro da Universidade. Uma equipe técnica da CGE prestará consultoria na realização do trabalho de identificar, analisar e propor tratamento adequado aos riscos de integridade da instituição.

“Nossa abordagem será preventiva e colaborativa. Temos uma equipe disponível para auxiliar os órgãos e entidades que já aderiram ao programa na elaboração e no acompanhamento”, explicou o secretário controlador-geral, Paulo Farias.

O Integridade MT foi instituído através do Decreto Estadual nº 376 /2023.  A partir da data de adesão, todos os órgãos deverão elaborar e aprovar o seu plano de integridade no prazo de até 180 dias.  Durante a adesão, a Controladoria disponibiliza à entidade um kit impresso de materiais informativos e de divulgação do Integridade MT. Além disso, o material também está disponível no site da CGE.

Ética em Ação

A palestra “Ética em Ação: Servidores na Trilha da Integridade”, visa apresentar os conceitos básicos sobre integridade, ética, moral, etiqueta e ética no trabalho, no contexto do programa.

“Nosso intuito é instigar os servidores a pensar sobre ética e moral: dois pilares da ação humana ante os dilemas da vida, e refletir sobre as situações-limite e a ética da responsabilidade, além de trazer pontos para reflexão acerca da moral em crise e a revalorização da ética”, explicou Remonatto.

A Controladoria está trabalhando o programa de Integridade do Estado com essa formação integral sobre a história dos valores humanos, para que assim possa-se criar um campo fértil de referências do que são bons valores.

Fonte: Governo MT – MT

5 de abril de 2024 0 comments
0 FacebookTwitterPinterestEmail
TESTE ANCORA

Encontro de Vice-Presidentes firma compromissos em Carta de Cuiabá

by Almanaque Cuyabá 5 de abril de 2024
written by Almanaque Cuyabá
No final da tarde desta sexta-feira (5 de abril) foi realizado o encerramento do Encontro Nacional de Vice-Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Enavip) na sede do Tribunal de Justiça de Mato Grosso. Magistrados representantes de 20 tribunais estaduais estiveram presentes na finalização dos trabalhos, que se deu com a confecção e assinatura da Carta de Cuiabá, um documento com 12 pontuações feitas a partir do encontro.
 
Por meio da carta, foi reativado o Colégio Permanente dos Vice-Presidentes dos Tribunais de Justiça, com o compromisso de voltar a se reunir periodicamente. O próximo encontro já está marcado: será no Tribunal de Justiça do Paraná, em Curitiba, nos dias 15 e 16 de agosto.
 
A vice-presidente do TJMT, desembargadora Maria Erotides Kneip, foi eleita presidente do colégio, bem como o desembargador Artur Cesar Beretta da Silveira, vice-presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, foi eleito vice-presidente do colégio e a desembargadora Joeci Machado Carmargo, 1ª vice-presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, foi eleita secretária-geral do colegiado. Todos foram eleitos por aclamação.
 
A carta também constituiu comissão temática para revisão dos enunciados do Colégio Permanente dos Vice-Presidentes, sob a presidência do desembargador Alberto Vilas Boas Vieira de Sousa, primeiro vice-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, e composição dos desembargadores Glauber Antônio Nunes Rêgo, vice-presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, e Manoel de Souza Dourado, vice-presidente do Tribunal de Justiça do Piauí.
 
Os vice-presidentes também se comprometeram a aprimorar o diálogo institucional entre as vice-presidências dos tribunais estaduais com os tribunais superiores (STJ e STF) e Conselho Nacional de Justiça, no intuito de aperfeiçoar o sistema de precedentes vinculantes.
 
Foi instituída a comenda de mérito “Ministro Paulo de Tarso Sanseverino”, a ser conferida aos integrantes do Colégio Permanente dos Vice-Presidentes no encerramento de seus mandatos.
 
Questões mais técnicas sobre o tratamento de precedentes também foram destacadas na carta.
 
Confira neste link a Carta de Cuiabá.
 
#Paratodosverem
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Descrição de imagem: foto horizontal colorida em plano geral do Plenário 1. Algumas pessoas estão sentadas em bancos preto e caramelo, de costas para a câmera, e na parte superior da imagem está o plenário, com os vice-presidentes e juízes auxiliares sentados nas cadeiras dos desembargadores, em U, ao centro a desembargadora Maria Erotides preside o encontro, ao lado dos juízes auxiliares. Atrás dos convidados estão as bandeiras de cada estado. No canto superior direito em um telão é projetada a logomarca do Enavip.
 
Mylena Petrucelli/Fotos: Ednilson Aguiar
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
[email protected]
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

5 de abril de 2024 0 comments
0 FacebookTwitterPinterestEmail
Newer Posts
Older Posts
Facebook Twitter Instagram Youtube Email Whatsapp

Posts recentes

  • Quem produziu a primeira geladeira no Brasil?
  • Escalada no Líbano
  • Governo propõe salário mínimo de R$ 1.630 em 2026
  • Ponte de João Gomes e a ladeira da fé cuiabana
  • Racha, isolamento e fora do páreo
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube
  • Email
  • Whatsapp

@2026 - Todos os direitos reservados Almanaque Cuiaba

Almanaque Cuiabá – Conteúdo de interesse permanente
  • Home
  • Leitura Express
  • Acervo Histórico
  • Cuiabanidade
  • Arquivo BR
  • PhotographYas
  • Toda Palavra
  • A Revista
  • Contato
  • Loja

Shopping Cart

Close
No products in the cart.
Close