Almanaque Cuiabá – Conteúdo de interesse permanente
  • Home
  • Leitura Express
  • Acervo Histórico
  • Cuiabanidade
  • Arquivo BR
  • PhotographYas
  • Toda Palavra
  • A Revista
  • Contato
  • Loja
  • 0
Author

Almanaque Cuyabá

Almanaque Cuyabá

O Almanaque Cuyabá é um verdadeiro armazém da memória cuiabana, capaz de promover uma viagem pela história em temas como música, artes, literatura, dramaturgia, fatos inusitados e curiosidades de Mato Grosso. Marcam presença as personalidades que moldaram a cara da cultura local.

TESTE ANCORA

Governo de MT divulga resultado preliminar do Prêmio de Eficiência e Inovação

by Almanaque Cuyabá 10 de abril de 2024
written by Almanaque Cuyabá
O Governo de Mato Grosso publicou nesta quarta-feira (10.04), no Diário Oficial, o resultado preliminar do Prêmio de Eficiência e Inovação. A cerimônia de premiação será no dia 15 de abril, às 16h, no Palácio Paiaguás. Na ocasião, serão divulgados o resultado final e a ordem de classificação dos vencedores. Ao todo, foram inscritos 450 projetos.

O Prêmio de Eficiência e Inovação, organizado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), reconhece as 10 melhores práticas em cada uma das três categorias estabelecidas: Transformação Digital, Redução de Custos/Melhoria da Receita, Satisfação do Cidadão ou do Servidor.

Os prêmios serão em dinheiro e passagens aéreas nacionais e internacionais com direito a acompanhante, com destinos escolhidos por cada vencedor. A premiação em dinheiro vai de R$ 40 mil para o 10º colocado até R$ 200 mil para o 1º lugar. Também será entregue o certificado “Servidor Eficiente e Inovador em Práticas Públicas” para os vencedores.

O Laboratório Central de Inovações (LabSin) irá atuar na replicação dos projetos vencedores em outros órgãos. O laboratório tem a missão de estimular o intraempreendedorismo e a inovação com foco nas pessoas e em um serviço público de qualidade, a partir da cocriação, experimentação, proatividade, tolerância ao erro, trabalho em rede e geração de valor público.

Confira o resultado preliminar aqui.

Fonte: Governo MT – MT

10 de abril de 2024 0 comments
0 FacebookTwitterPinterestEmail
TESTE ANCORA

Conduzir sem licenciamento e com calçado que não se firme aos pés foram as infrações mais registradas em março

by Almanaque Cuyabá 10 de abril de 2024
written by Almanaque Cuyabá

Cerca de 250 motoristas foram abordados nas 14 operações integradas de fiscalização de trânsito realizadas no mês de março deste ano pelo Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) e Batalhão de Polícia Militar de Trânsito Urbano e Rodoviário (BPMTran). As ações registraram aumento no número de abordagens, com 52 motoristas a mais do que nas operações realizadas no mesmo período do ano passado. 

No total das ações integradas em março deste ano,  foram lavrados 325 Autos de Infração de Trânsito e 57 veículos foram removidos. Entre as principais infrações constatadas durante as operações de fiscalização estão: 93 ocorrências de condução de veículo sem o devido licenciamento; 51 por dirigir o veículo usando calçado que não seja firme nos pés; 40 condutores ou passageiros sem uso do cinto de segurança; 39 por dirigir sem possuir CNH; entre várias outras.
 

As operações integradas acontecem diariamente em pontos estratégicos de Cuiabá, em horários alternados, com base em levantamento dos locais com maior incidência de infrações e sinistros de trânsito. As operações contam com apoio da Secretaria de Mobilidade Urbana de Cuiabá (Semob).

“Durante a ação são realizadas barreiras e bloqueios (blitzes). Os agentes verificam as condições de circulação dos  condutores e veículos, orientando sobre a importância do respeito e cumprimento à legislação,  autuando os infratores  quando identificadas irregularidades que colocam em risco a segurança no trânsito de toda a coletividade. Por meio da fiscalização também estamos educando”, explica a coordenadora de Fiscalização de Trânsito do Detran-MT, Kelli Lopes Félix.
 

A diretora de Educação e Fiscalização de Trânsito do Detran-MT, Adriana Nunes da Cunha Carnevale, enfatiza que a fiscalização é uma das principais prioridades da gestão. O foco está na diminuição de sinistros de trânsito, na regularização da frota de veículos em circulação e, sobretudo, na alteração do comportamento dos motoristas em relação à segurança viária.

Além das operações diárias realizadas com apoio do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar e da Semob, a Coordenadoria de Fiscalização de Trânsito do Detran-MT também atua nas operações integradas com as demais forças de Segurança Pública do Estado e Federal, dentre elas a Operação Lei Seca Mato Grosso, consolidada como política de segurança estadual com foco na redução de sinistros envolvendo bebida e direção.

Fonte: Governo MT – MT

10 de abril de 2024 0 comments
0 FacebookTwitterPinterestEmail
TESTE ANCORA

Portfólio vai auxiliar deputados a destinarem recursos à saúde

by Almanaque Cuyabá 10 de abril de 2024
written by Almanaque Cuyabá

A Consultoria Institucional de Acompanhamento Financeiro e Orçamentário (CIAFO), órgão técnico dentro da estrutura administrativa da Secretaria Parlamentar da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e o governo do estado estudam formas à aplicação das emendas impositivas destinadas à saúde, com objetivo de zerar as filas cirúrgicas em Mato Grosso. 

Para isso, uma reunião foi realizada nesta terça-feira (9) entre todos os assessores parlamentares e representantes da Secretaria de Estado de Saúde (SES), a Casa Civil e a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) para definir a estratégia para a destinação de R$ 3,6 milhões para as cirurgias eletivas em Mato Grosso. Esse recurso tem origem nos 50% das emendas impositivas (R$ 12 milhões) destinadas do orçamento do Estado para a saúde. 

Durante a reunião, ficou definido que a Secretaria de Estado de Saúde (SES), juntamente com a Casa Civil e a Secretaria de Fazenda (Sefaz), vão elaborar um portfólio para auxiliar os deputados estaduais para a destinação das emendas impositivas (dentro dos 30%) para os municípios mato-grossenses. Segundo o secretário da SES, Gilberto de Figueiredo, as emendas serão destinadas a reduzir as filas de cirurgias de alta e média complexidade em todo o Estado.

De acordo com consultora da CIAFO, Janaíana Polla Reinheimer, o entendimento entre a Assembleia Legislativa e o governo do estado busca definir um alinhamento das demandas sobre emendas impositivas destinadas à saúde pública. Hoje, segundo Polla, é destinado 1% da receita corrente liquida (R$ 12 milhões) à saúde. “Isso nos mostrou a necessidade de aprimorar as técnicas para que os recursos cheguem aos municípios (pacientes) de uma forma mais padronizada”, explicou Janaina Polla.

O secretário adjunto da SES, Juliano Melo, em sua apresentação sobre os procedimentos realizados pelo governo do estado, desde o início de janeiro de 2023 até o mês de abril deste ano, disse que os procedimentos liberados chegam a 177.672 serviços ao custo de R$ 25,626 milhões. No caixa do governo, o orçamento proposto para a fila zero na cirurgia é de 257,5 milhões.

“Os procedimentos de pagamento não seguem a tabela do Sistema Único de Saúde (SUS). Os valores são diferenciados, com base nos valores de mercado para se tornarem mais atraentes. Ele tem uma tabela que lista os procedimentos e os valores que o estado paga. Tanto para internação, quanto para consultas e exames”, disse Melo.

O secretário de Estado de Saúde, Gilberto de Figueiredo, afirmou que o governo do estado vai elaborar um portfólio para auxiliar os deputados estaduais na destinação de emendas impositivas para os municípios mato-grossenses. As emendas segundo ele, são aquelas destinadas a reduzir as cirurgias de alta e média complexidade em todo o Estado.

No orçamento do estado de 2024, para zerar as filas de cirurgias, o governo vem trabalhando com uma receita de pouco mais de R$ 200 milhões. Mas com a emendas destinados à saúde, os deputados vão injetar um montante de R$ 88,6 milhões. 

“Esse volume de recursos é adicional, que vai estimular mais os municípios a zerar as filas de cirurgia. É preciso ter uma necessidade do gestor municipal que queira executar e zerar as filas de procedimentos cirúrgicos”, explicou Figueiredo.

Hoje, segundo ele, 50% das emendas impositivas são destinadas à saúde pública. Desse total, 30% são para cirurgia eletiva. “Com mais recursos, o governo passa a ter mais força para atuar, estimulando os municípios a zerar a fila de cirurgias. Agora, a dinâmica é de como executar, porque há encaminhamento e recursos antecipados para realizarem cirurgias eletivas”, disse o secretário.

O secretário aproveitou a reunião com os assessores parlamentares para orientá-los à elaboração das emendas impositivas (execução de serviços) com destinação dos 50% delas à saúde.  Segundo Figueiredo, o estado já reduziu a fila de cirurgias em mais de 50%.

 “Mas para isso tem que ter um cardápio de procedimentos aprovados em resolução, decretos e portarias pelo governo do estado. Há regras que precisam ser cumpridas. Os pacientes precisam estar regulados, não pode pegar alguém e levar para dentro do hospital e fazer a cirurgia. Por isso, é importante a demanda elaborada pelos municípios”, explicou o secretário.

O secretário prometeu que em 30 dias entrega um portfólio com as demandas de cada município à realização das cirurgias. “É um cardápio sugestivo aos deputados para dar mais resolutividade na área da saúde pública como, por exemplo, em que região precisa mais de investimentos. Esse portfólio é para facilitar a destinação das emendas pelos deputados aos municípios e, com isso, serem mais precisos na indicação dos recursos à saúde”, afirmou Figueiredo.

O presidente reeleito para presidência da Comissão de Fiscalização (em 2024), deputado Carlos Avallone (PSDB), afirmou que as sugestões do secretário da SES são fundamentais para os deputados destinarem os 30% de recursos das emendas à saúde para zerar a fila de cirurgias eletivas em Mato Grosso.

“É um fato novo. Os 24 deputados vão destinar cerca de 88,6 milhões de reais para ajudar a zerar as filas de operações. Mas para isso é preciso saber da competência e da capacidade de cada unidade hospitalar e municípios para realizarem as cirurgias eletivas. Isso será decisivo para que o deputado não mande mais dinheiro para quem não pode executar e menos para que tem condições de realizar as cirurgias”, disse Avallone.

Outro ponto destacado pelo parlamentar foi de o governo fazer uma avaliação mensal ou bimestral e, com isso, saber se é preciso ou não executar reajuste dos repasses aos municípios responsáveis pelas cirurgias eletivas. “A Comissão vai estar à disposição dos 24 deputados para dá-los as respostas sobre esses ajustes e, a partir disso, fazer os encaminhamentos precisos das emendas”, disse Avallone. 

Também participaram da reunião os deputados Valmir Moretto (Republicanos) e Wilson Santos (PSD), a secretária adjunta da SES, Kelluby Oliveira, o secretário adjunto da Sefaz, Ricardo Capistrano e o secretário adjunto de Relações Políticas da Casa Civil, Cláudio Campos. 


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: [email protected]


Fonte: ALMT – MT

10 de abril de 2024 0 comments
0 FacebookTwitterPinterestEmail
TESTE ANCORA

Comissão de Segurança é instalada e Elizeu Nascimento reconduzido à presidência

by Almanaque Cuyabá 10 de abril de 2024
written by Almanaque Cuyabá

Os deputados Elizeu Nascimento (PL) e Dr. João (MDB) foram reconduzidos, respectivamente, à presidência e vice-presidência da Comissão de Segurança Pública e Comunitária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Sessão de instalação e posse dos membros foi realizada na tarde desta terça-feira (9).

Como membros titulares da comissão constam ainda os deputados Valmir Moretto (Republicanos), Wilson Santos (PSD) e Beto Dois a Um (PSB). Já na condição de suplentes estão Fabinho Tardin (PSB), Juca do Guaraná (MDB), Valdir Barranco (PT), Diego Guimarães (Republicanos) e Carlos Avallone (PSDB).

Após a reeleição, Elizeu Nascimento disse que pretende dar continuidade aos trabalhos que já vem sendo desenvolvidos pela comissão e destacou algumas das conquistas registradas no estado na área da segurança pública, como a restauração do Batalhão de Força Tática, localizado na região do CPA, em Cuiabá.

“O ano passado foi muito produtivo. Nós tivemos construções de unidades prediais da Polícia Militar, Polícia Civil e várias outras questões, como compra de equipamentos e armamentos para a gloriosa Polícia Militar e todas as forças de segurança pública. No dia 21 de abril nós teremos a formatura de mais de 500 policiais militares e já estamos acionando o governo do estado para termos um cronograma de chamamento dos candidatos aprovados em concursos da segurança”, declarou.

O deputado lembrou ainda da Operação Canguçu, deflagrada contra criminosos que atacaram o município de Confresa em abril do ano passado e defendeu a promoção por bravura dos profissionais envolvidos.

“Os policiais estiveram ali em situação de risco eminente às suas vidas, com armamentos e equipamentos que, em tese, não teriam êxito no enfrentamento àqueles criminosos, que estavam com veículos blindados e armamentos longos. Mesmo assim, mais de 20 criminosos foram abatidos e os policiais militares, após 40 dias de operação, retornaram aos seios das suas famílias. Faço aqui, mais uma vez, o manifesto de apoio à promoção por ato de bravura a cada policial militar destes que participou da operação e que está com seu nome na lista para apreciação de promoção na Comissão de Promoção de Praças e Oficiais da Polícia Militar de Mato Grosso”, frisou.


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: [email protected]


Fonte: ALMT – MT

10 de abril de 2024 0 comments
0 FacebookTwitterPinterestEmail
TESTE ANCORA

Mutirão aponta a produtores rurais facilidade para regularização ambiental com CAR Digital

by Almanaque Cuyabá 9 de abril de 2024
written by Almanaque Cuyabá
A secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, deu uma palestra sobre o CAR Digital durante a abertura do Mutirão Ambiental, em Nova Ubiratã, nessa segunda-feira (08.04), e esclareceu o funcionamento desse sistema inovador para os produtores rurais e técnicos que participaram do evento organizado pelo Sindicato Rural e Prefeitura Municipal.

Durante a palestra, a secretária detalhou o processo de análise do Cadastro Ambiental Rural (CAR) através do sistema digital SIMCAR, juntamente com a nova base de dados geográficos do município. Esse processo permite que o proprietário seja notificado, via e-mail e WhatsApp, sobre a situação do seu cadastro, indicando se está apto ou inapto.

Se o cadastro for considerado apto, o proprietário tem um prazo de 90 dias para revisar e aceitar ou recusar o registro no CAR digital. A aceitação implica na confirmação dos dados e na emissão automática dos documentos necessários. Por outro lado, quem tiver o cadastro inapto receberá orientações específicas para correção e posterior análise manual.
Secretária de Meio Ambiente de MT abordou detalhes do novo sistema – Foto: Prefeitura Nova Ubiratã

A implementação do CAR Digital, conforme ressaltou a secretária Mauren Lazzaretti, é um passo significativo na gestão ambiental, facilitando a aplicação do Código Florestal e otimizando ações de monitoramento e planejamento ambiental e econômico no estado.

“O CAR Digital é uma solução que traz uma nova perspectiva para a implantação do Código Florestal, visando conferir escala com qualidade da informação na validação do cadastro no Estado”, enfatizou.

Esse é o primeiro mutirão realizado após a implementação deste sistema totalmente automatizado, que utiliza tecnologia de satélite para a análise e aprovação dos registros, contribuindo para a agilidade e eficácia do processo. 

O prefeito Edegar José Bernardi expressou satisfação com a escolha de Nova Ubiratã como cidade-piloto para o projeto, destacando a importância da tecnologia na regularização e no avanço da gestão ambiental no município.

“Vamos fazer o trabalho junto com os produtores para poder regularizar todas as propriedades, principalmente as que estão encontrando mais dificuldades. A tecnologia é hoje o caminho para agilizar e esse trabalho é um avanço muito importante”, afirmou.

Em Nova Ubiratã, foram processados 1579 Cadastros Ambientais Rurais (CAR), com 478 deles recebendo aprovação na análise digital e atualmente aguardando a confirmação ou rejeição do proprietário. Além disso, 394 registros foram reprovados devido a pendências identificadas na análise digital, necessitando de informações adicionais dos cadastrantes. Outros 668 CARs foram negados por estarem localizados em áreas de assentamento (Incra/Intermat), e 64 propriedades foram identificadas em mais de um município.

Fonte: Governo MT – MT

9 de abril de 2024 0 comments
0 FacebookTwitterPinterestEmail
TESTE ANCORA

Terceira Câmara de Direito Público cancela sessão dessa quarta-feira (10/04)

by Almanaque Cuyabá 9 de abril de 2024
written by Almanaque Cuyabá
A sessão de julgamento da Terceira Câmara de Direito Público e Coletivo do Tribunal de Justiça de Mato Grosso que seria realizada nessa quarta-feira (10 de abril), às 8h30, no Plenário 1 está suspensa.
 
A suspensão foi determinada pela presidente da Câmara, desembargadora Maria Aparecida Ribeiro.
 
A secretaria da Câmara comunica a suspensão aos advogados, advogadas, membros do Ministério Público e demais interessados.
 
A sessão no plenário virtual fica mantida.
 
Mylena Petrucelli
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
[email protected]
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

9 de abril de 2024 0 comments
0 FacebookTwitterPinterestEmail
TESTE ANCORA

MPMT apresenta proposta de acordo para adequação de hospital infantil

by Almanaque Cuyabá 9 de abril de 2024
written by Almanaque Cuyabá

A 4ª Promotoria de Justiça Cível de Rondonópolis (a 212km de Cuiabá) encaminhou ao Município proposta de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para adequação de irregularidades no Pronto Atendimento Infantil do Hospital da Criança Wilma Boach. Acreditando na solução extrajudicial da demanda, o Ministério Público do Estado de Mato Grosso apresentou a minuta de acordo e designou audiência para o dia 15 de abril, na tentativa de evitar o ajuizamento de ação. 

De acordo com o TAC proposto, o poder público municipal deve adotar, entre outros encaminhamentos, as medidas administrativas necessárias para providenciar toda a documentação necessária para abertura e aprovação do processo de segurança contra incêndio e pânico, formar brigada e apresentar Plano de Intervenção de Incêndio, no prazo de 45 dias. Além disso, deve assegurar que todos os extintores de incêndio estejam dentro do prazo de validade e com plano de manutenção contínua, bem como melhorar a sinalização de emergência de rota de fuga, quadro de energia e área técnica, no prazo de 30 dias. 

O acordo prevê ainda que o Município adote medidas imediatas como promover práticas seguras na administração dos medicamentos e providenciar carrinho de emergência para o posto de enfermagem do ambulatório; realizar limpeza e desinfecção de objetos, equipamentos e instalações; e apresentar os relatórios de manutenção e intervenções dos equipamentos realizados por empresas especializadas. 

Segundo o MPMT, em 2022 foi instaurado procedimento administrativo para acompanhar as políticas públicas de saúde, de modo a garantir às crianças e adolescentes de Rondonópolis segurança e acesso a serviços médico-hospitalares. Em julho do mesmo ano, inspeção conjunta realizada pelas vigilâncias sanitárias municipal e estadual constatou inúmeras irregularidades no hospital. Além disso, relatório técnico do Centro de Apoio Operacional (Caop) do MPMT apontou que a unidade de saúde “não possui Alvará de Segurança Contra Incêndio e Pânico e tampouco possui todos os equipamentos exigidos pela norma técnica do Corpo de Bombeiros”. 

A perícia do Caop apontou que o edifício apresenta várias patologias por falta de manutenção preventiva periódica ou por problemas construtivos. “Em geral, em mau estado de conservação, com desgaste pelo uso e envelhecimento natural, aparecimento de manifestações patológicas, dentre as quais: ausência de acessibilidade, ausência de alvará do Corpo de Bombeiros, infiltrações, problemas no forro e problemas nas tomadas, apontadas como geradoras de riscos aos usuários”, consta no documento. 

Foto: Prefeitura de Rondonópolis.
 

Fonte: Ministério Público MT – MT

9 de abril de 2024 0 comments
0 FacebookTwitterPinterestEmail
TESTE ANCORA

Beto Dois a Um é eleito presidente da Comissão de Educação no Parlamento estadual

by Almanaque Cuyabá 9 de abril de 2024
written by Almanaque Cuyabá

A Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa de Mato Grosso foi oficialmente instalada na tarde desta terça-feira (9). Na ocasião também foram eleitos os novos presidente e vice-presidente, que conduzirão os trabalhos em 2024.

O deputado Beto Dois a Um (PSB) passa a responder pela presidência da comissão, ficando o ex-presidente, deputado Thiago Silva (MDB), com a vice-presidência. 

A comissão conta ainda com os deputados Fabio Tardin (PSB), Valdir Barranco (PT) e Dilmar Dal Bosco (União) como membros titulares e com Valmir Moretto (Republicanos), Doutor João (MDB), Júlio Campos (União), Paulo Araújo (Progressistas) e Sebastião Rezende (União), na condição de suplentes.

Em sua primeira declaração como presidente, Beto Dois a Um agradeceu o apoio dos colegas e parabenizou Thiago Silva pelos trabalhos desenvolvidos à frente da comissão em 2023. Em seguida, comprometeu-se a atuar em prol da melhoria das quatro áreas contempladas pela comissão.

“Esta é uma das comissões mais importantes da Casa e também uma das mais importantes para a minha formação política. Então, eu estou muito feliz, muito grato e me sinto preparado e amparado pelos colegas. Não tenho dúvidas que nós vamos estar como estivemos em 2023, lado a lado, para os debates que se fizerem necessários, tanto com as mensagens que vierem do governo, com os projetos de lei dos colegas deputados e dos outros poderes, para que possamos fortalecer a política pública e educacional, de cultura, de esporte, de ciência e tecnologia no estado”, declarou o parlamentar, que já atuou como secretário de Cultura, Esporte e Lazer do Poder Executivo.

O ex-presidente e atual vice-presidente da comissão, Thiago Silva, apresentou um breve resumo dos esforços empreendidos durante o ano de 2023 “para tornar o estado de Mato Grosso referência não apenas no agro, mas também na educação”.

“Nestes momentos de pós-pandemia nós tivemos grandes desafios, preocupados em melhorar os índices educacionais do estado de Mato Grosso. Por meio do trabalho da comissão, juntamente com o Governo do Estado, nós conseguimos avanços significativos, tanto na área pedagógica, quanto na área estrutural das nossas escolas. Várias escolas foram reformadas, outras estão em construção, e o objetivo é que seja dado prosseguimento ao trabalho que foi iniciado em 2023, sempre priorizando a qualidade do ensino”, afirmou.


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: [email protected]


Fonte: ALMT – MT

9 de abril de 2024 0 comments
0 FacebookTwitterPinterestEmail
Newer Posts
Older Posts
Facebook Twitter Instagram Youtube Email Whatsapp

Posts recentes

  • Quem produziu a primeira geladeira no Brasil?
  • Escalada no Líbano
  • Governo propõe salário mínimo de R$ 1.630 em 2026
  • Ponte de João Gomes e a ladeira da fé cuiabana
  • Racha, isolamento e fora do páreo
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube
  • Email
  • Whatsapp

@2026 - Todos os direitos reservados Almanaque Cuiaba

Almanaque Cuiabá – Conteúdo de interesse permanente
  • Home
  • Leitura Express
  • Acervo Histórico
  • Cuiabanidade
  • Arquivo BR
  • PhotographYas
  • Toda Palavra
  • A Revista
  • Contato
  • Loja

Shopping Cart

Close
No products in the cart.
Close