Almanaque Cuiabá – Conteúdo de interesse permanente
  • Home
  • Leitura Express
  • Acervo Histórico
  • Cuiabanidade
  • Arquivo BR
  • PhotographYas
  • Toda Palavra
  • A Revista
  • Contato
  • Loja
  • 0
Author

Almanaque Cuyabá

Almanaque Cuyabá

O Almanaque Cuyabá é um verdadeiro armazém da memória cuiabana, capaz de promover uma viagem pela história em temas como música, artes, literatura, dramaturgia, fatos inusitados e curiosidades de Mato Grosso. Marcam presença as personalidades que moldaram a cara da cultura local.

TESTE ANCORA

Estudantes de escola estadual aprendem a fazer adubo orgânico utilizando técnica sustentável

by Almanaque Cuyabá 9 de abril de 2024
written by Almanaque Cuyabá
Estudantes da Escola Estadual São Vicente de Paula, em Sinop, estão aprendendo a produzir adubo orgânico para utilizar no cultivo de alimentos pelo Projeto Hortas Escolares, desenvolvido pela Secretaria Estadual de Agricultura Familiar (Seaf) e Secretaria Estadual de Estado de Educação (Seduc). 

O projeto em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Rotary ensina os alunos a transformar resíduos em fertilizante utilizando gongolos, conhecidos como piolhos de cobra, com base em pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). O húmus de alta qualidade contribui para a saúde das plantas e promove a agroecologia.

O método não apenas valoriza a biodiversidade do solo, mas também recontextualiza um animal antes visto como incômodo, demonstrando seu valor na produção agrícola sustentável. 
Foto: Ayla Rocha/Arquivo pessoal

O projeto começou no ano passado e, atualmente, conta com a participação de cerca 360 alunos no projeto da horta, coordenado pela professora Silmara de Oliveira Rocha conhecida como Ayla, durante as aulas das disciplinas de Projeto de Vida e Trilha de Química, que fazem parte do novo ensino médio. 

“A produção é utilizada 100% na horta, que tem quase 800 metros quadrados. O projeto aqui na escola é bem completo, trabalhamos toda a parte de agroecologia e horta urbana”, explicou. 

A horta é dividida em quatro partes, sendo uma para o plantio de hortaliças; outra para o cultivo de pepino, vagem, abobrinha; uma área com pés de mamão e melancia e outro setor de plantas medicinais e que também contém uma horta vertical em garrafas pet. 

O diretor da Escola Estadual São Vicente de Paula, Raul Gavarone, afirmou que o trabalho tem dado resultados positivos no aprendizado dos estudantes. 

“A gente acredita no que a gente ensina. O aluno precisa se sentir parte da escola e os estudantes que participam desse projeto tem frequência e notas maiores. A vida acadêmica dos alunos melhora muito quando se envolvem em um projeto como esse”, enfatizou. 

A produção da horta é destinada à alimentação escolar da unidade, que atende 1.600 estudantes.

“Este projeto desenvolve práticas que enaltecem a agricultura familiar e a sustentabilidade, além de aproximar as crianças e jovens do contato com a natureza e ensinar técnicas de cultivo”, afirmou o secretário de Agricultura Familiar do Estado, Luluca Ribeiro.  
Técnicas de compostagem são ensinadas a estudantes – Ayla Rocha/Arquivo pessoal

Em 2024, são 300 escolas beneficiadas com o Projeto Hortas Escolares, com investimento de R$ 3 milhões. Cada instituição de ensino recebe R$ 10 mil, um investimento direcionado para a compra de ferramentas, sementes e outros recursos essenciais para cultivar alimentos e ervas medicinais seguindo métodos orgânicos, automatizados e inovadores.

“Esse projeto é resultado de uma parceria de sucesso e está sendo fundamental para garantir não apenas qualidade à produção, mas o despertar do sentimento de pertencimento e participação ativa dos estudantes. A consciência ambiental que isso gera se reflete em sala de aula e em suas casas, certamente”, disse o secretário de Estado de Educação, Alan Porto.

Além do trabalho de compostagem, que foi implantado junto com o projeto de hortas escolares, a escola ensina os alunos a fabricarem vasos usando resíduos, como papel, isopor, papelão e tecidos de roupas que iriam para descarte, e argamassa.

Fonte: Governo MT – MT

9 de abril de 2024 0 comments
0 FacebookTwitterPinterestEmail
TESTE ANCORA

Poder Judiciário divulga lista preliminar de inscritos no seletivo para conciliadores

by Almanaque Cuyabá 9 de abril de 2024
written by Almanaque Cuyabá
A lista preliminar de inscritos para o processo seletivo para credenciamento de conciliadores para o Poder Judiciário de Mato Grosso já está disponível no site Recrutamento Brasil, Edital nº 03/2024. Também está disponível o Edital nº 02/2024 que retifica o cronograma do processo seletivo.
 
De acordo com o novo cronograma, a próxima fase do certame será realizada na próxima segunda-feira (15 de abril) quando será publicado o Edital de convocação para as provas objetivas. A aplicação da prova objetiva está marcada para o dia 21 de abril.
 
A seleção visa à criação de cadastro de reserva, que ficará sob a responsabilidade da Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ), que definirá a distribuição das respectivas vagas de conciliadores, de forma centralizada ou por cada unidade judiciária.
 
Conciliadores são auxiliares da Justiça que prestam serviço público relevante, de caráter temporário, sem vínculo empregatício ou estatutário. Dentre as atribuições do conciliador estão: conduzir audiências de conciliação, sob a orientação do juiz, buscando a solução do litígio; redigir, conferir e ler termos de acordo no ato de audiência de conciliação, submetendo-os à homologação do juiz.
 
No caso dos conciliadores do Serviço de Atendimento Imediato e do Juizado Especial Itinerante, esse profissional presta serviço no local das ocorrências ou que estiverem abrangidos pelo provimento em vigor, por exemplo.
 
O certame é regido pelo Edital nº 01/2024, assinado pela presidente do Tribunal de Justiça (TJMT), desembargadora Clarice Claudino da Silva.
 
Marcia Marafon
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
[email protected]

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

9 de abril de 2024 0 comments
0 FacebookTwitterPinterestEmail
TESTE ANCORA

Comissão de Indústria, Comércio e Turismo é instalada na ALMT

by Almanaque Cuyabá 9 de abril de 2024
written by Almanaque Cuyabá

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) instalou, na manhã desta terça-feira (9), a Comissão de Indústria, Comércio e Turismo. Na reunião, o deputado Diego Guimarães (Republicanos) foi eleito presidente e Beto Dois a Um (PSB) como vice-presidente.

Na oportunidade, Diego Guimarães disse que vai estabelecer um planejamento dos trabalhos da Comissão e que pretende acompanhar as obras na MT-251 (estrada que liga Cuiabá a Chapada dos Guimarães), no trecho próximo ao Portão do Inferno. 

“Esta comissão, além de analisar projetos de lei voltados ao comércio, indústria e turismo, vai cobrar celeridade na implantação do novo projeto para a MT-251. Especialmente para os empreendedores do setor do turismo que estão sofrendo todos os dissabores possíveis devido a uma queda gigantesca no movimento na cidade por conta das interdições parciais da rodovia”, comentou o parlamentar.

“Uma solução econômica precisa ser dada, seja pelo Desenvolve MT, pelo governo do Estado, um programa estadual de socorro econômico às empresas que estão ali sediadas. Vamos fazer, via comissão, a convocação dos responsáveis pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (Sedec) para que possam dar resposta o mais rápido possível à população”, enfatizou Diego.

O deputado Wilson Santos, que é suplente da comissão, destacou a importância de cobrar do governo do Estado uma solução técnica e rápida para a MT-251.

“Desde o dia 14 de dezembro de 2023, Chapada dos Guimarães vem sofrendo, o setor produtivo extremamente abatido, desemprego avançando, os preços de alimentos saltaram e a sugestão é de que essa comissão comece os seus trabalhos justamente pelo tópico turismo, colocando a cidade de Chapada na pauta inicial”, sugeriu Wilson.

“O governo apresentou o projeto, que consiste na retirada de parte do morro do Portão do Inferno, aquele maciço em arenito que ali se encontra. O projeto já foi apresentado ao Presidente Nacional do Ibama e o governador, com toda uma equipe, solicitou celeridade na apreciação do projeto. E se o Ibama entender que não é esse o projeto, que indique qual é a solução técnica, mas nós queremos é rapidez e solução para esse problema”, acrescentou Wilson Santos.

A comissão também terá como titulares os deputados Valmir Moretto (Republicanos), Juca do Guaraná (MDB) e Júlio Campos (União). Membros suplentes serão os deputados Wilson Santos (PSB), Dilmar Dal Bosco (União), Carlos Avallone (PSDB) e a deputada Janaina Riva (MDB).


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: [email protected]


Fonte: ALMT – MT

9 de abril de 2024 0 comments
0 FacebookTwitterPinterestEmail
TESTE ANCORA

Sesp reforça segurança em Nossa Senhora do Livramento com câmeras do programa Vigia Mais MT

by Almanaque Cuyabá 9 de abril de 2024
written by Almanaque Cuyabá
A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) disponibilizou, nesta terça-feira (09.04), 16 câmeras de videomonitoramento para o Sindicato dos Produtores Rurais de Nossa Senhora do Livramento (40 km de Cuiabá), por meio do programa Vigia Mais MT. A instalação tem como principal objetivo proteger a área rural e urbana do município.  

Serão instaladas quatro câmeras na área urbana, em pontos da sede do município, e 12 em estradas que dão acesso às fazendas e nas proximidades das próprias propriedades rurais. Os equipamentos, conforme a regra do Vigia Mais MT, devem ser dispostos em locais e ambientes cujo monitoramento seja de interesse coletivo.

O presidente do Sindicato, Benedito Almeida, agradeceu ao Governo do Estado pela parceria. Para ele, o programa simboliza mais proteção à população mato-grossense, tanto na cidade como no campo. “O Vigia Mais traz mais segurança e agilidade nas ações policiais, e transparência e eficiência no serviço público”, avaliou. Ele afirmou que pretende ampliar a parceria, aumentando o número de câmeras futuramente.
 
O coronel Cláudio Fernando Carneiro Tinoco, secretário adjunto de Integração Operacional da Sesp, que fez a entrega das câmeras, destacou a importância de levar o Vigia Mais a todo o Estado, reforçando as ações da segurança pública com uso da tecnologia.  

“É a construção de um legado que Mato Grosso tem feito, e já temos resultados positivos em todo o Estado com a instalação dessas câmeras em vários municípios. Nossa Senhora do Livramento entra dentro desse contexto e, como certeza, através do Sindicato Rural, a população que será beneficiada por esse programa se sentirá mais segura, especialmente no momento em que estiver trabalhando e produzindo para o nosso Estado”, enfatizou coronel Fernando. 

Vigia Mais MT

A Sesp já levou o programa Vigia Mais MT a alcançar mais de 120 municípios, entregando câmeras dos modelos fixos, speed domes e OCRs (que permitem a leitura de placas de veículos) gratuitamente, ficando a cargo da prefeitura ou empresa o custo da instalação, internet e manutenção. 

O programa prevê a instalação de 15 mil dispositivos de videomonitoramento que produzem imagens em tempo real, captadas nas telas do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) e em celulares funcionais. Há uma plataforma disponível, em que os policiais e as pessoas autorizadas pelas prefeituras que adotaram o projeto podem acessar as imagens.

*Sob supervisão de Alecy Alves

Fonte: Governo MT – MT

9 de abril de 2024 0 comments
0 FacebookTwitterPinterestEmail
TESTE ANCORA

Nosso Judiciário aborda bullying e ciberbullying com alunos da Escola Estadual Souza Bandeira

by Almanaque Cuyabá 9 de abril de 2024
written by Almanaque Cuyabá
Cerca de 300 estudantes do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Souza Bandeira, em Cuiabá, receberam a equipe do projeto Nosso Judiciário, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), na manhã desta terça-feira (09 de abril), e participaram de uma palestra, onde puderam conhecer um pouco sobre o funcionamento da Justiça brasileira e ainda sobre legislações pertinentes ao ambiente em que convivem, como é o caso da Lei 14.811, sancionada em 12 de janeiro deste ano e que incluiu no Código Penal os crimes de intimidação sistemática (bullying) e intimidação sistemática virtual (cyberbullying).
 
Com a nova legislação, quem cometer esses tipos de crimes pode ser punido com penas que variam entre multa a quatro anos de reclusão. A lei ainda institui medidas de proteção à criança e ao adolescente contra violência nas escolas e estabelecimentos similares e prevê a Política Nacional de Prevenção e Combate ao Abuso e Exploração Sexual da Criança e do Adolescente.
 
Estudantes da Escola Estadual Souza Bandeira afirmam que o problema do bullying de fato está presente no ambiente escolar e que a palestra, proferida pelo servidor Neifi Feguri, além da cartilha ilustrada distribuída pela equipe do Tribunal, foi uma forma de evitar esse tipo de conflito. “Isso acontece muito hoje em dia. Muito racismo, muitas coisas mal faladas na internet”, conta Igor Ribeiro, aluno do 9º ano. Ele complementa que aprendeu o que se pode ou não fazer nesses casos. “Quando você faz justiça com as próprias mãos, você sempre acaba se dando mal, mesmo que seja a vítima. Agora eu sei que é só procurar a justiça”.
 
A importância do diálogo e da harmonia nas relações interpessoais foram pontos destacados da palestra por Íris Oliveira Simas, aluna do 9º ano. “Aprendi que não se resolve tudo na violência, que tudo tem que ser conversado e tratado muito bem. Tem muita gente nesse mundo que trata tudo com violência e desrespeito. E eu acho que é muito bom a gente ter empatia”, avalia.
 
A estudante Júlia Corrêa, também do 9º ano, classificou o conteúdo da palestra como interessante e disse que vai compartilhar com os pais tudo o que aprendeu na escola. “Se acontecer algum problema, a gente sabe aonde ir. E esse negócio de ciberbulliyng é bem importante saber o que fazer caso a gente sofra”.
 
A Escoa Estadual Souza Bandeira conta atualmente com aproximadamente 1.200 alunos, do 3º ao 9º ano do Ensino Fundamental e funciona nos períodos matutino e vespertino. Localizada na Avenida Fernando Corrêa da Costa, é uma das unidades públicas de ensino mais tradicionais da capital mato-grossense. De acordo com a coordenadora pedagógica, Irene Costa, além de todo o corpo de servidores das áreas pedagógicas, administrativa e de infraestrutura, recentemente, os alunos também passaram a ser assistidos por equipe psicossocial.
 
Irene agradeceu ao Tribunal de Justiça pelo apoio na conscientização das crianças e adolescentes na busca pela formação de cidadãos. “Nós queremos agradecer, em nome da nossa diretora Claudenete, porque é um tema tão atual e relevante para o desenvolvimento das nossas crianças. Apesar de todo o trabalho que a gente faz, a gente observa que ainda existem muitos casos [de bullying]. E é grande a importância da escola em parceria com os pais porque a escola sozinha não consegue resolver esse problema. E a participação o Tribunal de Justiça explicando para os nossos alunos essa questão da nova legislação que saiu a partir de janeiro. Então, a gente não resolve as coisas com as próprias mãos. Nós temos várias instâncias pra nos ajudar nessa luta e a escola como uma grande protagonista nesse papel”, avalia.
 
A educadora afirma ainda que certamente a atividade promovida pelo projeto Nosso Judiciário terá repercussão para além dos muros da escola. “A gente percebe que o tipo de relacionamento que se vive na sociedade se reflete no comportamento na escola. E todo esse trabalho que a escola faz também relacionado a respeito e empatia, a gente vê repercussão no ambiente familiar também”.
 
#Paratodosverem
Esta matéria possui recursos de texto alternativos para promover a inclusão de pessoas com deficiência visual. Descrição da imagem: Primeira imagem: Foto em plano aberto que mostra o pátio coberto da Escola Souza Bandeira repleto de estudantes uniformizados sentados no piso, ouvindo a palestra do servidor Neifi Feguri, que está a frente, em pé e falando ao microfone. Atrás dele, há um grande painel com os dizeres “Bullying não é brincadeira”. Segunda imagem: Foto em plano fechado de jovens uniformizados sentados, lendo a cartilha.
 
Celly Silva
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
[email protected]
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

9 de abril de 2024 0 comments
0 FacebookTwitterPinterestEmail
TESTE ANCORA

Secretário de Agricultura Familiar está em observação médica após acidente de carro

by Almanaque Cuyabá 9 de abril de 2024
written by Almanaque Cuyabá
O secretário estadual de Agricultura Familiar, Luluca Ribeiro, está em observação médica após sofrer um acidente automobilístico, nesta terça-feira (09.04), na MT-010, que liga Cuiabá ao Distrito de Nossa Senhora da Guia. Ele passa por exames para avaliação médica.

Na caminhonete, junto com o secretário, estavam dois servidores da Secretaria de Agricultura Familiar de Mato Grosso (Seaf), sendo que um deles conduzia o veículo, e um assessor da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). 

Todos foram socorridos e encaminhados para unidades hospitalares. O quadro de saúde de todas as vítimas é estável. 

O acidente com outra caminhonete ocorreu quando o secretário e equipe seguiam para um assentamento no Distrito da Guia em uma agenda de trabalho da Seaf.

Fonte: Governo MT – MT

9 de abril de 2024 0 comments
0 FacebookTwitterPinterestEmail
TESTE ANCORA

Abertas as inscrições para 1º Encontro do MPMT sobre Autismo e Inclusão

by Almanaque Cuyabá 9 de abril de 2024
written by Almanaque Cuyabá

Estão abertas as inscrições para o 1º Encontro do Ministério Público de Mato Grosso sobre Autismo e Inclusão, que será realizado no dia 26 de abril, a partir das 7h30, no auditório da Sede das Promotorias de Justiça de Cuiabá. O evento é destinado a integrantes do MPMT, profissionais da educação, saúde e assistência social, integrantes do sistema de garantias e de direitos, organizações da sociedade civil e público em geral. Com carga horária de oito horas, o encontro também será transmitido pelo canal do MPMT no YouTube.

Interessados em comparecer presencialmente devem se inscrever gratuitamente aqui , até o dia 24 de abril. Todos os participantes receberão certificado. A iniciativa é do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) – Escola Institucional do MPMT em parceria com o Centro de Apoio Operacional (CAO) à Pessoa com Deficiência e com as procuradorias de Justiça especializadas na Defesa da Cidadania, Consumidor, Direitos Humanos, Minorias, Segurança Alimentar e Estado Laico e na Defesa da Criança e do Adolescente.

A programação do evento inclui quatro painéis, divididos em dois blocos: autismo e saúde pela manhã e autismo e educação no período da tarde. O primeiro painel terá início às 9h15, com o tema “Transtorno do Espectro Autista: do diagnóstico à intervenção”, que será abordado pela médica neurologista infantil Paola Fadul Vianna da Cunha. O procurador de Justiça Paulo Roberto Jorge do Prado e o promotor de Justiça Alexandre Balas serão os debatedores. Às 10h30 ocorre o painel “Direito à saúde da pessoa autista: uma análise completa”, ministrado pela advogada Carla Borges Bertin, com debates dos promotores de Justiça Wagner Cezar Fachone e Milton Mattos da Silveira Neto.

Às 14h, o tema “Atendimento educacional especializado na perspectiva inclusiva” será apresentado pela promotora de Justiça Patrícia Eleutério Campos Dower, com debates dos promotores de Justiça Maria Fernanda Corrêa da Costa e Miguel Slhessarenko Junior. O último painel será “A importância da família no desenvolvimento da pessoa autista”, com a promotora de Justiça Sasenazy Soares Rocha Daufenbach e debates dos promotores de Justiça Daniele Crema da Rocha de Souza e Henrique de Carvalho Pugliesi.

Fonte: Ministério Público MT – MT

9 de abril de 2024 0 comments
0 FacebookTwitterPinterestEmail
TESTE ANCORA

Governador inaugura Escola Técnica, assina convênios e lança apartamentos do programa SER Família Habitação em Campo Verde

by Almanaque Cuyabá 9 de abril de 2024
written by Almanaque Cuyabá
O governador Mauro Mendes cumpre agenda, na tarde desta quarta-feira (10.04), no município de Campo Verde (a 135 km de Cuiabá). Acompanhado da primeira-dama Virginia Mendes, o governador vistoria obras, lança apartamentos do programa SER Família Habitação, inaugura a Escola Técnica Estadual no município e assina novo convênio.

A agenda no município tem início às 15h15, com a visita da comitiva do Governo à fábrica da Incofibras. Em seguida, às 15h45, o governador vistoria as obras de reconstrução da Escola Estadual Jupiara, em parceria com o município.

Às 16h30, Mauro Mendes lança a construção de 576 apartamentos pelo programa SER Família Habitação, idealizado pela primeira-dama. O atendimento à imprensa será feito no local. 

A comitiva do Governo segue para a inauguração da Escola Técnica Estadual de Campo Verde, às 17h. No local, o governador Mauro Mendes também irá assinar um convênio de R$ 3,4 milhões para a construção da Delegacia da Polícia Civil.

Confira a agenda abaixo:
15h15 – Visita à fábrica Incofibras;
15h45 – Vistoria às obras da Escola Estadual Jupiara;
16h30 – Lançamento da construção de 576 apartamentos com o projeto Ser Família Habitação;
17h – Inauguração da Escola Técnica Estadual.

Fonte: Governo MT – MT

9 de abril de 2024 0 comments
0 FacebookTwitterPinterestEmail
Newer Posts
Older Posts
Facebook Twitter Instagram Youtube Email Whatsapp

Posts recentes

  • Quem produziu a primeira geladeira no Brasil?
  • Escalada no Líbano
  • Governo propõe salário mínimo de R$ 1.630 em 2026
  • Ponte de João Gomes e a ladeira da fé cuiabana
  • Racha, isolamento e fora do páreo
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube
  • Email
  • Whatsapp

@2026 - Todos os direitos reservados Almanaque Cuiaba

Almanaque Cuiabá – Conteúdo de interesse permanente
  • Home
  • Leitura Express
  • Acervo Histórico
  • Cuiabanidade
  • Arquivo BR
  • PhotographYas
  • Toda Palavra
  • A Revista
  • Contato
  • Loja

Shopping Cart

Close
No products in the cart.
Close