Almanaque Cuiabá – Conteúdo de interesse permanente
  • Home
  • Leitura Express
  • Acervo Histórico
  • Cuiabanidade
  • Arquivo BR
  • PhotographYas
  • Toda Palavra
  • A Revista
  • Contato
  • Loja
  • 0
Author

Almanaque Cuyabá

Almanaque Cuyabá

O Almanaque Cuyabá é um verdadeiro armazém da memória cuiabana, capaz de promover uma viagem pela história em temas como música, artes, literatura, dramaturgia, fatos inusitados e curiosidades de Mato Grosso. Marcam presença as personalidades que moldaram a cara da cultura local.

TESTE ANCORA

Governador afirma que novo batalhão em Cuiabá é exemplo da “qualidade dos investimentos” na Segurança Pública

by Almanaque Cuyabá 9 de abril de 2024
written by Almanaque Cuyabá

O governador Mauro Mendes afirmou que o novo batalhão da Força Tática do 1º Comando Regional da Polícia Militar, entregue nesta terça-feira (09.04), é um exemplo da qualidade dos investimentos que estão sendo feitos na Segurança Pública.

A nova sede foi totalmente reconstruída em uma área de 11 mil m², com investimento de R$ 9,5 milhões do Governo de Mato Grosso. O novo batalhão conta com estrutura moderna, espaço administrativo, e áreas de capacitação e treinamento das forças policiais para o atendimento das ocorrências. 

“Pra mim é uma satisfação muito grande ver a qualidade dessa obra, o esforço e o empenho de todos os profissionais envolvidos, da Polícia Militar, da Secretaria de Segurança Pública e de outros servidores públicos que ajudaram nesses projetos. Isso fez com que pudéssemos qualificar os ambientes de trabalho, melhorar as condições de trabalho dos servidores da segurança pública e ao final, entregar uma segurança de melhor qualidade para o cidadão de Mato Grosso”, relatou. 

A Força Tática do 1º Comando Regional possui atualmente cerca de 80 policiais militares, que são responsáveis pelo policiamento tático e ostensivo de Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Santo Antônio do Leverger, Barão de Melgaço, Nova Brasilândia e Planalto da Serra.

“Nós estamos muito bem preparados e esse novo batalhão aqui é um exemplo disso: dos investimentos que o Governo tem feito para qualificar e melhorar a qualidade do serviço prestado ao estado de Mato Grosso”, disse.

Mauro Mendes destacou que Mato Grosso hoje tem uma das polícias mais bem equipadas do país. Desde 2019, o Governo de Mato Grosso já adquiriu 12.100 pistolas Glock; 948 fuzis e espingardas; 398 novas viaturas; 180 motocicletas; 24 caminhões auto tanque e 6 aeronaves, além de repassar R$ 41 milhões para os agentes comprarem fardas.

Além disso, foram entregues 4.042 rádios digitais; 6.900 coletes balísticos; 662 pistolas não letais; 4.900 vagas no sistema prisional; 24 mil fardas da PM e Bombeiros; e 2.400 kits da Polícia Penal.

Também foram nomeados 1.153 novos agentes na PM, Bombeiros, Polícia Civil e Politec; foi implantada a Patrulha Rural em todos os municípios e o programa Vigia Mais MT, que já está presente em 115 cidades de Mato Grosso.

“Nós temos feito fortes investimentos na segurança pública em todas as áreas, e em todas as suas dimensões, com os equipamentos mais modernos possíveis, equipamentos de retaguarda, equipamentos não letais, investimentos em tecnologia. Hoje Mato Grosso é o único estado brasileiro que tem uma cobertura de 100% do seu território com rádio digital. O Estado está cumprindo seu papel”, ressaltou.

Também participaram da solenidade: o deputado estadual Cláudio Sena; os secretários de Estado Cesar Roveri (Segurança), Fábio Garcia (Casa Civil), Basílio Bezerra (Planejamento e Gestão), Grasiele Bugalho (Assistência Social); o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alexandre Mendes; o diretor da Politec, Rubens Okada; a titular da Força Tática, tenente-coronel Suzane; e demais autoridades militares. 

Fonte: Governo MT – MT

9 de abril de 2024 0 comments
0 FacebookTwitterPinterestEmail
TESTE ANCORA

Comarca de Porto dos Gaúchos cadastra entidades para receberem valores do fundo pecuniário

by Almanaque Cuyabá 9 de abril de 2024
written by Almanaque Cuyabá
A diretoria do Foro da Comarca Porto dos Gaúchos (629 km de Cuiabá), por meio do Edital de Convocação de Entidades nº 01/2024, convoca as instituições públicas e/ou privadas, com finalidade social ou que exercem atividades de caráter essencial à Segurança Pública, Educação e Saúde, para participarem do cadastro e habilitação com a finalidade de obterem recursos financeiros oriundos de penas pecuniárias e acordos de não persecução penal, executados na Comarca. A decisão é do diretor do Foro, juiz substituto Fabrício Savazzi Bertoncini.
 
Cadastro – As inscrições já estão abertas e podem ser feitas por meio formulário que acompanha o Edital (anexo I), que deverá ser preenchido e encaminhado ao e-mail [email protected].
 
Habilitação – As instituições públicas e/ou privadas que tiverem o cadastro regular e aprovado pelo Juízo serão intimadas para, no prazo de dez dias, apresentarem em duas vias, projeto que siga o “Modelo Orientado para Projetos Sociais” (anexo II) e contenha as especificações do Edital.
 
Após a apresentação do projeto, no prazo de 30 dias, a equipe multidisciplinar, ou na impossibilidade, um servidor da Comarca a ser designado pelo juízo, visitará a entidade e lavrará relatório com informações pormenorizadas a respeito da entidade e suas instalações, inclusive mediante registro fotográfico.
 
Resultado – Diante do relatório pormenorizado e após a manifestação do Ministério Público, o juiz decidirá quais projetos serão contemplados, com fundamento na Resolução nº 54/2012, do CNJ e do Provimento nº 39/2020 – CNGC/PJMT (art. 584, do CNGC).
 
Quaisquer esclarecimentos ou dúvidas referentes ao Edital podem ser dirimidos pela Secretaria da Vara Única da Comarca de Porto dos Gaúchos, presencialmente ou pelo telefone: (66) 3526-1239.
  
Edital convocação entidades
 
Marcia Marafon
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
[email protected]
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

9 de abril de 2024 0 comments
0 FacebookTwitterPinterestEmail
TESTE ANCORA

Avallone é reeleito presidente da Comissão de Fiscalização

by Almanaque Cuyabá 9 de abril de 2024
written by Almanaque Cuyabá

O deputado Carlos Avallone (PSDB) foi reeleito, por unanimidade, presidente da Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). O vice-presidente é o deputado Valmir Moretto (Republicanos). A eleição ocorreu na manhã desta terça-feira (9). O mandato é de um ano.

Avallone afirmou, após a eleição, que a proposta é de dar continuidade aos trabalhos que já vinha sendo realizado na comissão. Segundo ele, em 2023, a comissão conseguiu a liberação de 98,8% de todas as emendas parlamentares de todos os 24 deputados. 

“Isso nunca aconteceu. Foi um trabalho que a Comissão fez junto aos gabinetes de cada um dos deputados e a decisão de o governador em pagá-las. Se a decisão de o governador não pagar, não tem jeito. Pode fazer qualquer reunião que não vai pagar. Para isso qualificamos as equipes de gabinetes à elaboração das emendas”, explicou Avallone. 

O parlamentar disse ainda que está empenhado em trabalhar para trazer a população junto à Comissão de Fiscalização e, com isso, ter uma maior participação dela na elaboração do orçamento do estado. “Hoje, a participação da população é muito pequena como, por exemplo, na elaboração do orçamento mulher. Mas isso está melhorando bastante. A proposta é continuar trabalhando nessa mesma linha, para que a comissão dê à população a resposta que ela merece”, disse Avallone.      

Abaixo a composição da Comissão de Fiscalização para a 2ª sessão legislativa da 20ª Legislatura (2023/2027). 

Membros Titulares: 

Valmir Moretto (Republicanos), Juca do Guaraná (MDB), Lúdio Cabral (PT), Dilmar Dal Bosco (União) e Carlos Avallone (PSDB).

Membros Suplentes:

Max Russi (PSB), Janaina Riva (MDB), Valdir Barranco (PT), Diego Guimarães (Republicanos) e Beto Dois a Um (PSB).


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: [email protected]


Fonte: ALMT – MT

9 de abril de 2024 0 comments
0 FacebookTwitterPinterestEmail
TESTE ANCORA

Avallone permanece como presidente da Comissão de Meio Ambiente

by Almanaque Cuyabá 9 de abril de 2024
written by Almanaque Cuyabá

A Comissão de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Recursos Minerais  da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) foi instalada nesta terça-feira (9). quando foram definidos os membros titulares e suplentes.  O deputado Carlos Avallone (PSDB) foi reconduzido ao cargo de presidente, e Wilson Santos (PSD) ficou com a vice-presidência.

“Esta é uma das principais comissões dentro da Assembleia Legislativa. Recebemos muitos projetos dos deputados, então ela tem um poder grande de análise de trabalho. Temos muitas pautas importantes para serem discutidas nos próximos meses, sem dúvida nenhuma, o problema dos incêndios é um dos mais importantes, para este ano”, afirmou Avallone.

“Uma das nossas metas é propor melhores condições estruturais para o Estado combater os incêndios, além das prefeituras, empresários e os próprios donos de pousadas. Precisamos estar preparados para enfrentar esse problema”, apontou o presidente.

Avallone disse que será apresentado, na próxima reunião, um projeto para incentivar o plantio de árvores em Cuiabá. “Notamos que, nos últimos dez anos, diminuiu-se em 17% a área verde de Cuiabá. Isso é muito ruim e impactante para todos nós. Esse projeto será lançado pela Comissão, em parceria com grandes empresas, prefeitura e governo do estado”, disse ele.

A Comissão de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Recursos Minerais ficou assim composta:  

Presidente: Carlos Avallone (PSDB).

Vice-presidente: Wilson Santos (PSD).

Membros titulares: Fabinho Tardin (PSB). Janaina Riva (MDB) e Gilberto Cattani (PL).

Membros Suplentes:

Valmir Moretto (Republicanos), Juca do Guaraná (MDB), Lúdio Cabral (PT), Diego Guimarães (Republicanos) e Beto Dois a Um (PSB).


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: [email protected]


Fonte: ALMT – MT

9 de abril de 2024 0 comments
0 FacebookTwitterPinterestEmail
TESTE ANCORA

Poder Judiciário de Mato Grosso

by Almanaque Cuyabá 9 de abril de 2024
written by Almanaque Cuyabá
O município de Sinop (423 km de Cuiabá), em parceria com o Núcleo Gestor de Justiça Restaurativa (NugJur) e do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Comarca de Sinop, lança o calendário permanente de Círculos de Construção de Paz nas Escolas. O evento ocorreu no dia 3 de abril, com a presença de diretores e professores da rede municipal de ensino, autoridades locais, magistrados e servidores da Comarca. O calendário atende à Lei Municipal nº 3.209/23, que institui o “Programa de Construção de Paz nas Escolas” do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT).
 
Desde 2022, o município atua na implementação do Programa, por meio de Termo de Cooperação Técnica entre o Poder Executivo Municipal e o Judiciário Estadual. Até agora, mais de 150 professores foram certificados como facilitadores dos Círculos de Construção de Paz, com treinamentos disponibilizados pelo NugJur/TJMT. Participam do Programa, crianças e adolescentes estudantes da rede municipal de ensino de Sinop.
 
A implantação do programa foi articulada pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso, por meio do Núcleo Gestor de Justiça Restaurativa (NugJur) e do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Comarca de Sinop, com o apoio irrestrito da Secretaria Municipal de Educação (Poder Executivo) e do Poder Legislativo Municipal.
 
Os Círculos de Construção de Paz são importante ferramenta da Justiça Restaurativa e permitem aos professores e alunos olharem para diversos assuntos, favorecendo a melhoria das relações sociais e soluções de conflitos entre os integrantes da comunidade escolar.
 
Ao sentarem-se em círculo, os alunos conseguem olhar-se de frente e, com a metodologia do “objeto da palavra”, exercitam um diálogo organizado e a escuta ativa. Especialmente para os adolescentes, os círculos têm se mostrado eficientes para a transição da infância à idade adulta, que é uma época da vida bastante complexa.
 
A juíza coordenadora da Justiça Restaurativa em Sinop, Débora Roberta Pain Caldas, destacou os benefícios da implantação do programa: “É uma entrega do Poder Judiciário para a comunidade de Sinop, com a capacitação de professores e parceria para, com o uso dos círculos, os professores atuarem na construção de paz para desenvolver a inteligência emocional, promover a cura e construir relacionamentos saudáveis entre si, com os alunos e esses estudantes com seus familiares”.
 
O calendário permanente será coordenado pela Secretaria Municipal de Educação em conjunto com o Cejusc Sinop e terá o acompanhamento do Comitê Gestor e do Núcleo Gestor da Justiça Restaurativa de Sinop, conforme nomeação dos membros no Decreto Municipal n. 034/2024/Sinop/MT.
 
#Paratodosverem
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Descrição da imagem: A imagem, em plano aberto, mostra uma sala ampla, lotada de pessoas sentadas em volta de mesas redondas. De frente à audiência, a juíza Débora Pain, fala ao microfone. Ao lado dela aparecem pessoas que fazem parte do dispositivo de honra sentadas.
 
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
[email protected]
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

9 de abril de 2024 0 comments
0 FacebookTwitterPinterestEmail
TESTE ANCORA

Empreendedores de quatro municípios passam por capacitação nesta semana em programa da Sedec e CDL

by Almanaque Cuyabá 9 de abril de 2024
written by Almanaque Cuyabá
Empreendedores e pessoas interessadas em abrir o próprio negócio passam por capacitação nos municípios de Barra do Garças, Rondonópolis, Campo Verde e Itiquira, de 08 a 12 de abril. As inscrições ainda estão abertas para estas e as próximas turmas e devem ser feitas pelo site https://www.circuitoempreendamaiscdl-sedec.com/

O projeto “Circuito Empreenda Mais CDL e SEDEC” oferece um programa de capacitação empreendedora sem custos, desenhado para atender às demandas específicas de cada pessoa, seja ela um empresário estabelecido ou alguém explorando novas vias para geração de renda. Em apenas cinco dias de aula, é possível desenvolver um plano de negócio.

“Ao concluir o curso, o empreendedor receberá um plano de negócios completo, uma logomarca personalizada e acesso a consultoria especializada online por um período de três meses”, explicou o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda.

Desde dezembro de 2023, quando o projeto foi iniciado, já foram capacitadas 34 turmas, totalizando 828 pessoas até o mês de março.

De abril a maio de 2024, o Empreenda Mais ocorre em mais 21 municípios: Sapezal, Barra do Garças, Primavera do Leste, Rondonópolis, Campo Verde, Itiquira, Jaciara, Paranatinga, Poxoréo, Torixoréu, Cuiabá, Várzea Grande, Tangará da Serra, Barão de Melgaço, Barra do Bugres, Cáceres, Chapada dos Guimarães, Jangada, Nobres, Poconé, Santo Antônio do Leverger e Rosário Oeste.

Ao longo do projeto neste ano, estima-se a capacitação de quatro mil alunos.
 

Fonte: Governo MT – MT

9 de abril de 2024 0 comments
0 FacebookTwitterPinterestEmail
TESTE ANCORA

Empreendedores de quatro municípios são capacitados nesta semana em programa da Sedec e CDL

by Almanaque Cuyabá 9 de abril de 2024
written by Almanaque Cuyabá
Empreendedores e pessoas interessadas em abrir o próprio negócio passam por capacitação nos municípios de Barra do Garças, Rondonópolis, Campo Verde e Itiquira, de 08 a 12 de abril. As inscrições ainda estão abertas para estas e as próximas turmas e devem ser feitas pelo site https://www.circuitoempreendamaiscdl-sedec.com/

O projeto “Circuito Empreenda Mais CDL e SEDEC” oferece um programa de capacitação empreendedora sem custos, desenhado para atender às demandas específicas de cada pessoa, seja ela um empresário estabelecido ou alguém explorando novas vias para geração de renda. Em apenas cinco dias de aula, é possível desenvolver um plano de negócio.

“Ao concluir o curso, o empreendedor receberá um plano de negócios completo, uma logomarca personalizada e acesso a consultoria especializada online por um período de três meses”, explicou o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda.

Desde dezembro de 2023, quando o projeto foi iniciado, já foram capacitadas 34 turmas, totalizando 828 pessoas até o mês de março.

De abril a maio de 2024, o Empreenda Mais ocorre em mais 21 municípios: Sapezal, Barra do Garças, Primavera do Leste, Rondonópolis, Campo Verde, Itiquira, Jaciara, Paranatinga, Poxoréo, Torixoréu, Cuiabá, Várzea Grande, Tangará da Serra, Barão de Melgaço, Barra do Bugres, Cáceres, Chapada dos Guimarães, Jangada, Nobres, Poconé, Santo Antônio do Leverger e Rosário Oeste.

Ao longo do projeto neste ano, estima-se a capacitação de quatro mil alunos.
 

Fonte: Governo MT – MT

9 de abril de 2024 0 comments
0 FacebookTwitterPinterestEmail
TESTE ANCORA

Pré-Enem Digit@l 2024 em Várzea Grande terá mais aulas durante a semana

by Almanaque Cuyabá 9 de abril de 2024
written by Almanaque Cuyabá
A Diretoria Regional de Educação (DRE) de Várzea Grande, que está com 2.219 estudantes inscritos para o Pré-Enem Digit@l 2024, iniciou o projeto da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) com uma novidade este ano. A DRE ampliou as aulas com atividades presenciais e online de segunda-feira a sábado, além de plantão tira-dúvidas.

Os estudantes do 3º ano do Ensino Médio e do 2º ano da Educação para Jovens e Adultos (EJA) inscritos são de 45 escolas espalhados em cinco municípios que contemplam a DRE, sendo 28 delas na cidade de Várzea Grande, três em Acorizal, quatro em Jangada e cinco em Nossa Senhora do Livramento e Poconé cada.

De acordo com a diretora regional de Educação, professora Maria Denise Souza Carvalho, em 2023 foram mais de 200 estudantes do polo aprovados apenas para a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em diversos cursos. “A meta para a edição do Enem 2024 é chegarmos a 600 aprovações”, falou.

A responsável pelo Pré-Enem Digit@l da DRE, a professora técnica da Coordenadoria Pedagógica (Coped), Ana Carolina dos Santos, diz que teve o olhar sensível ao sugerir ampliar as aulas para cinco dias da semana e não apenas três, como em 2023.

Ela contou que no ano passado as aulas aconteciam de acordo com o horário em que o professor tinha disponibilidade. Além disso, Ana percebeu que os jovens apresentaram interesse maior em aulas no período noturno.

“Atenderemos todos os dias os estudantes, com aulas online e presenciais. De segunda, quarta e sexta as aulas serão de forma online. Na terça, quinta-feira e sábado as aulas serão presenciais em uma escola polo. Isso nos mostrou que quando o estudante possui um local como referência para estudar, o aproveitamento no ensino é muito melhor”, explicou.

Para nenhum inscrito ficar sem participar das aulas, a DRE do polo Várzea Grande optou por realizar todos os aulões no período noturno, sendo online ou presencial. No formato presencial, as aulas ocorrerão na Escola Estadual Militar Tiradentes, em Várzea Grande, a partir da próxima quarta-feira (16.04). Também haverá aulões nos quatro municípios que contemplam a diretoria regional, sendo o primeiro em Poconé no dia 4 de maio.

“Decidimos realizar todos os dias as aulas por que eu, como professora, acredito no potencial dos nossos estudantes, tenho por missão proporcionar a melhor forma de aprendizado a eles. Nas lives estamos tendo respostas positivas, estamos tendo participação deles. Isso é muito gratificante. A meta esse ano é alcançar 600 aprovados”, finalizou Ana.

Pré-Enem Digit@l MT

A Seduc deu o pontapé inicial no Pré-Enem Digit@l 2024, no dia 23 de março, no teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), com a presença de mais de 400 estudantes da Rede Estadual de Ensino. Na oportunidade, foi entregue para cada estudante o kit de material de estudo com 12 livros e quatro cadernos contendo exercícios e simulados.

Este ano, em Mato Grosso, foram 17 mil estudantes inscritos do 3º ano do Ensino Médio e do 2º ano da Educação de Jovens e Adultos no curso preparatório. Durante os nove meses do Pré-Enem vão ocorrer aulões presenciais, online, aulas de Redação Nota 1000, simulados e uma aula especial intercalando as provas do Enem, que serão realizadas nos dias 3 e 10 de novembro.

O curso faz parte da Política ‘Projetos Pedagógicos Integrados’, uma das 30 políticas educacionais que compõem o Plano EducAção 10 Anos, que visa colocar a rede estadual entre as cinco redes mais bem avaliadas no país até 2032.

Fonte: Governo MT – MT

9 de abril de 2024 0 comments
0 FacebookTwitterPinterestEmail
Newer Posts
Older Posts
Facebook Twitter Instagram Youtube Email Whatsapp

Posts recentes

  • Quem produziu a primeira geladeira no Brasil?
  • Escalada no Líbano
  • Governo propõe salário mínimo de R$ 1.630 em 2026
  • Ponte de João Gomes e a ladeira da fé cuiabana
  • Racha, isolamento e fora do páreo
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube
  • Email
  • Whatsapp

@2026 - Todos os direitos reservados Almanaque Cuiaba

Almanaque Cuiabá – Conteúdo de interesse permanente
  • Home
  • Leitura Express
  • Acervo Histórico
  • Cuiabanidade
  • Arquivo BR
  • PhotographYas
  • Toda Palavra
  • A Revista
  • Contato
  • Loja

Shopping Cart

Close
No products in the cart.
Close