Programa Nosso Judiciário atendeu 2.773 estudantes e 1.119 acadêmicos em 2023

O Programa Nosso Judiciário é uma iniciativa do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) que visa aproximar o Poder Judiciário não só dos estudantes de nível superior de direito, mas também estudantes de nível médio. Os acadêmicos de Direito vêm até a sede do TJMT enquanto que os alunos de Ensino Médio recebem a visita do TJMT em suas escolas.
 
Nas escolas – O projeto consiste na distribuição da cartilha informativa “Como funcionam os Juizados Especiais”, elaborada por Neif Feguri e pelo técnico judiciário Antônio Cegati e uma palestra, ministrada por Feguri. Os alunos aprendem sobre Justiça Restaurativa, práticas de conciliação, marco civil da Internet, crimes cibernéticos (cyberbullying), Direitos do Consumidor, estrutura do Judiciário, Juizados Especiais e justiça gratuita.
 
Em 2023, foram visitadas 16 escolas, proporcionando conhecimento a 2.773 alunos e alunas de Cuiabá e Várzea Grande. Neste ano, o TJ recebeu a visita de 45 alunos da Escola Estadual João Pedro Torres de Poxoréu.
 
O Judiciário possui parceria com a Secretaria de Educação do Estado (Seduc), que indica quais unidades devem receber a palestra. Entretanto, representantes de estabelecimentos de ensino, público ou privado, podem solicitar a palestra.
 
Para isso é preciso entrar em contato pelos números (65) 3617-3032/3516.
 
No Tribunal de Justiça – Em 2023, 1.119 acadêmicos de Direito de 28 turmas e 17 faculdades, além dos estagiários do Fórum de Várzea Grande, visitaram a sede do Poder Judiciário de Mato Grosso.
 
Desde que foi implantado, em agosto de 2015, o programa Nosso Judiciário já visitou 130 escolas, abrangendo um total de 30.345 alunos dos Ensinos Fundamental e Médio, de instituições municipais, estaduais e particulares de Cuiabá e Várzea Grande.
 
No mesmo período, até o dia 21 de novembro de 2023, o TJMT recebeu a visita de 9.317 acadêmicos de Direito, de 185 turmas de 39 faculdades, de 15 municípios de Mato Grosso e uma faculdade de Vilhena (RO).
 
Para agendar uma visita ao Palácio da Justiça de Mato Grosso é preciso entrar em contato pelos números (65) 3617-3032/3516.
 
Marcia Marafon
Coordenadoria de Comunicação Interna
imprensa@tjmt.jus.br
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Almanaque

Almanaque

O Almanaque Cuyabá é um verdadeiro armazém da memória cuiabana, capaz de promover uma viagem pela história em temas como música, artes, literatura, dramaturgia, fatos inusitados e curiosidades de Mato Grosso. Marcam presença as personalidades que moldaram a cara da cultura local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *