Além do guaraná ralado e de um bom papo sentado à beira da calçada às tardezinhas, o cuiabano também gosta de apreciar, com rigor, a hora da sesta. Sesta é aquele breve cochilo que vem após o almoço. É um período de sono tradicional e muito comum na cidade. A palavra sesta tem origem na expressão latina “hora sexta”, que …
Read More »Daily Archives: 12 de julho de 2021
“Cuiabá” veio de “Cuiaverá”, topônimo do rio Cuiabá
O nome Cuiabá, segundo a Carta-relatório de 16 de setembro de 1741 do padre jesuíta Agostinho Castanares ao “Adelantado” paraguaio Don Rafael de La Moneda, adveio do nome “CUYAVERÁ”, topônimo guaraní pelo qual era conhecido o rio Cuiabá. Por sua vez o termo “Cuyaverá” é uma variação semântica doguaraní “KYYAVERÁ”, que significa “LONTRA BRILHANTE”. Isso, certamente, em virtude da grande …
Read More »Igreja da Boa Morte
Construída provavelmente por volta de 1810 em taipa de pilão. Possuía uma torre lateral que desabou em 1898 e logo depois foi reformada. Continha três altares e pertencia à Irmandade dos Homens de Cor. No altar-mor se encontrava a imagem da padroeira. O festejo realizado em sua homenagem ocorre no dia 14 de agosto. Em 1905 foi instalada a Paróquia …
Read More »Catedral Metropolitana Basílica do Senhor Bom Jesus
A Igreja Matriz de Cuiabá foi fundada em 1723, o que a torna a segunda mais antiga Igreja Católica de Cuiabá. Foi reconstruída em 1739 e em 1745, sendo nesta última colocada uma torre (foto), contudo, só se tornou Catedral em 1826 e uma nova torre foi colocada no ano de 1929. Em 1968 ela foi implodida e em 1973 …
Read More »Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito
A construção do patrimônio que hoje conhecemos por Igreja do Rosário e São Bendito teve início no ano de 1725, mas os registros apontam sua inauguração pelos idos anos de 1730. O Templo foi levantado por um grupo de escravos compostos por negros forros e escravos libertos. Chamados de ‘Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos de Cuiabá’, a …
Read More »Beco Alto
O Beco Alto é prolongamento da Travessa dos Bandeirantes (ladeira próxima à Igreja do Rosário e São Benedito, sentido à Ponte de João Gomes, que ali existiu na antiga Prainha, se estendendo até à Rua Pedro Celestino. Este beco apresenta uma topografia íngreme que se localiza entre as ruas Ricardo Franco (antiga rua das Pretas e do Meio) e Pedro …
Read More »