Almanaque Cuiabá – Conteúdo de interesse permanente
  • Home
  • Leitura Express
  • Acervo Histórico
  • Cuiabanidade
  • Arquivo BR
  • PhotographYas
  • Toda Palavra
  • A Revista
  • Contato
  • Loja
  • 0
Author

Almanaque Cuyabá

Almanaque Cuyabá

O Almanaque Cuyabá é um verdadeiro armazém da memória cuiabana, capaz de promover uma viagem pela história em temas como música, artes, literatura, dramaturgia, fatos inusitados e curiosidades de Mato Grosso. Marcam presença as personalidades que moldaram a cara da cultura local.

TESTE ANCORA

Defesa Civil promove curso de percepção e mapeamento de áreas de risco geológico em Cuiabá

by Almanaque Cuyabá 16 de abril de 2024
written by Almanaque Cuyabá
A Defesa Civil de Mato Grosso promove, entre esta terça e sexta-feira (16 a 19.04), o curso de percepção e mapeamento de áreas de risco geológico, no auditório da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), em Cuiabá.

A capacitação, realizada em parceria com o Serviço Geológico do Brasil, reúne cerca de 80 pessoas da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Sema, Secretaria de Infraestrutura e Logística, Secretaria de Saúde, Intermat, Metamat e Unemat, além de agentes municipais de Defesa Civil.

O secretário adjunto de Proteção e Defesa Civil do Estado, coronel BM César Viana Brum, destacou que o objetivo é levar a capacitação técnica para o maior número de agentes que compõem o Sistema de Proteção e Defesa Civil do Estado, considerando as áreas diversas de atuação dentro do sistema.

“Para que a gente faça prevenção de desastres, é imprescindível que a gente conheça as áreas de risco. Por isso, buscamos multiplicar o número de pessoas capacitadas para realizar essa atividade de mapeamento, capazes de ter uma percepção do risco e fazer uma análise mais rigorosa”, pontuou.
Ao longo de três dias, os participantes aprenderão sobre a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, conceitos fundamentais relacionados à atividade, movimentos gravitacionais de massas, processos hídricos e erosivos, obras de intervenção, cartografia de áreas de risco e cartas de suscetibilidade de riscos. Ao final, no quarto dia de curso, passarão por atividades práticas.

O coordenador do Departamento de Gestão Territorial do Serviço Geológico do Brasil, Anselmo de Carvalho Pedrazzi, instrutor da capacitação, afirmou que o curso vai permitir que os participantes tenham a percepção de detalhes geológicos das áreas, sendo capazes de identificar as áreas suscetíveis a riscos e as ações que devem ser adotadas para mitigar os impactos para a população.

“Além de identificar as áreas mais propensas a apresentarem problemas como deslizamentos e inundações, os participantes serão capazes de delimitar o grau de risco, os imóveis que estão dentro dessas áreas e as atitudes que devem ser tomadas em relação àqueles locais, a fim de minimizar o problema ou até o ponto de se realizar alguma obra de intervenção. Isso faz com que haja confiança no trabalho realizado, e que possam desenvolver a atividade e tomar decisões de maneira segura”, ressaltou.
Eleandro Kovalski, coordenador municipal de Defesa Civil de Vila Rica, percorreu mais de 1,1 mil km para participar do curso em Cuiabá.

“Estar capacitado para essa atividade de mapeamento é de extrema importância para que a gente possa dar apoio para a Prefeitura, para identificar os pontos que possam oferecer risco, em uma questão estrutural, por exemplo, e, assim, fazer um trabalho preventivo”, destacou.

Para o soldado Edinaldo Vieira, do 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros, o conhecimento técnico vai somar à atuação dos militares para melhor resposta em situações de desastres.
“O Corpo de Bombeiros já atua principalmente quando há crise instalada, então essa capacitação vai nos trazer uma base para trabalharmos nesse contexto de gestão de áreas de risco”, avaliou.

Conforme o geólogo de projetos do Serviço Geológico do Brasil, José Antônio da Silva, instrutor do curso, na sexta-feira (19), os alunos passarão por atividade prática para mapeamento de áreas suscetíveis a riscos em Cuiabá e Várzea Grande. 

“A atividade pratica é muito importante para a complementação da parte teórica, porque é nesse momento que a percepção da teoria se concretiza e os agentes aplicam aquilo que aprenderam nos dias anteriores. Já temos o mapeamento das áreas de Cuiabá e Várzea Grande, então vamos levar os participantes para verificar in loco as possíveis áreas que geram risco à população”, explicou.

Fonte: Governo MT – MT

16 de abril de 2024 0 comments
0 FacebookTwitterPinterestEmail
TESTE ANCORA

Corregedoria capacita mais de 250 gestores judiciários sobre Painéis Ciência de Dados

by Almanaque Cuyabá 16 de abril de 2024
written by Almanaque Cuyabá
A Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso (CGJ-MT), por meio do Departamento de Aprimoramento da Primeira Instância (Dapi), ofertou para todos os gestores judiciários uma capacitação presencial voltada para os Painéis Ciência de Dados (OMNI). O treinando visa a melhoria na qualificação dos dados de acordo com os incisos do Prêmio CNJ de Qualidade, no Eixo Dados & Tecnologia e foi uma das soluções ofertadas pela CGJ para colaborar com a melhora dos indicadores de performance do Primerio Grau.
 
Ao todo, 255 gestores judiciários foram capacitados na Escola dos Servidores, que fica no anexo Des. António de Arruda, em Cuiabá. Os servidores foram distribuídos em 16 turmas. “Nós treinamos todos os gestores de todas as unidades do Estado. Eles conheceram as regras do prêmio, como acompanhar o painel, o alinhamento de dados e como checar a produtividade das unidades no tange os dados e tecnologia”, explicou a diretora do Dapi, Renata Bueno. “Agradecemos o empenho da Administração, que entendeu a importância desse curso e não mediu esforços para realizá-lo.”
 
O corregedor-geral da Justiça, desembargador Juvenal Pereira da Silva e o coordenador da Corregedoria, Flávio Paiva, participaram do encerramento do treinamento das turmas 7 e 8, na Escola dos Servidores. “A nossa meta é seguirmos melhorando de forma contínua até alcançarmos o Selo Diamante. Aprimorar a qualidade dos dados é um importante passo para conquistarmos esse feito. Tenho certeza que todos que participaram e se empenharam em buscar conhecimento poderão replicar esses ensinamentos em suas comarcas”, avaliou o corregedor.
 
O gestor judiciário da Vara Única de Cláudia, Oscar Trindade, afirmou que a capacitação presencial foi de extrema importância. “Acredito que vai fazer muita diferença, já que estamos tendo essa chance de ver item por item as alíneas do prêmio e como é possível fazer essa qualificação dos dados. Essa prática vai ser essencial para replicar na comarca”, declarou.
 
O Prêmio CNJ de Qualidade contempla todos os tribunais, com exceção do Supremo Tribunal Federal (STF). Em 2023, a premiação foi entregue em dezembro, durante o 17º Encontro Nacional do Poder Judiciário, evento realizado anualmente pelo CNJ, que tem por principal objetivo reunir os presidentes de todos os tribunais brasileiros para definição das Metas Nacionais.
 
A premiação, criada em 2019 em substituição ao Selo Justiça em Números, destaca, por meio do acompanhamento das políticas judiciárias, as principais ações dos tribunais brasileiros nos eixos governança, produtividade, transparência, dados e tecnologia. Agora na sexta edição, há a incorporação de novos critérios de avaliação e os tribunais dos cinco segmentos de Justiça.
 
#ParaTodosVerem. Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Foto 1: Imagem colorida. Participantes do treinamento posam ao final do curso. Há pessoas em pé e outras agachadas. Ao fundo aparece o céu e ao lado esquerdo da imagem as bandeiras do Brasil e de Mato Grosso.
 
Gabriele Schimanoski
Assessoria de Imprensa CGJ-MT
 
 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

16 de abril de 2024 0 comments
0 FacebookTwitterPinterestEmail
TESTE ANCORA

Corpo de Bombeiros recupera corpo de jovem de 28 anos que se afogou

by Almanaque Cuyabá 16 de abril de 2024
written by Almanaque Cuyabá

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) recuperou, nesta terça-feira (16.04), o corpo de um jovem de 28 anos que se afogou no rio Paraguai nas proximidades de Denise (210 km de Cuiabá). O incidente ocorreu quando a vítima tentou cruzar o rio de uma margem para outra e acabou afundando. 

As equipes da 3ª Companhia Independente Bombeiro Militar (3ª CIBM) foram acionadas nesta segunda-feira (15.04) para atender a ocorrência e iniciaram os procedimentos necessários de buscas com o auxílio de mergulhadores. 

Os bombeiros localizaram o corpo da vítima, que estava a cerca de 670 metros do último ponto que foi avistado, num local com profundidade aproximada de quatro metros.

O corpo do jovem foi encaminhado à Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) para os procedimentos legais necessários.

Fonte: Governo MT – MT

16 de abril de 2024 0 comments
0 FacebookTwitterPinterestEmail
TESTE ANCORA

Produtos confeccionados por reeducandos de MT são apresentados no evento nacional

by Almanaque Cuyabá 16 de abril de 2024
written by Almanaque Cuyabá
Artes produzidas por reeducandos de quatro unidades prisionais de Mato Grosso são apresentadas pela Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp) no 6º Seminário Nacional de Trabalho no Sistema Penal (Senappen), em Brasília, nesta terça-feira (16.04). O evento segue até sexta-feira (19.04) para a troca de experiências sobre mecanismos e instrumentos que aperfeiçoam a gestão e a execução da política de trabalho nas unidades de ressocialização. 

Entre os trabalhos estão pinturas em tela, imagens sacras, bonecas em tecidos, e artefatos de madeira, sendo que todos produzidos pelos privados de liberdade. 

Os produtos foram confeccionados pelos reeducandos da Penitenciária Central do Estado (PCE), em Cuiabá, Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto, Cadeia Pública Feminina de Nortelândia e Penitenciária Major Eldo Sá Corrêa, em Rondonópolis, e apresentados pelos policiais penais Eudes Gonçalves e Claudiane Almeida, que representam Mato Grosso no evento.

A policial penal Claudiane Almeida destacou que o trabalho desenvolvido pelos privados de liberdade tem se tornado uma importante ferramenta de ressocialização, uma vez que eles passam por capacitação profissional e também encontram uma nova perspectiva de vida por meio das atividades desenvolvidas. 

“Essas iniciativas têm impactado positivamente a vida dos reeducandos, dando oportunidades de transformação e reintegração na sociedade. Também visam promover a conscientização, a reflexão e o desenvolvimento pessoal dos detentos, com o objetivo de reduzir a reincidência criminal e fomentar a ressocialização”, enfatizou.

A servidora afirmou que a recuperação do privado de liberdade requer esforço de vários setores. “É importante ressaltar que a ressocialização não é um processo simples, mas sim um desafio complexo que exige esforço conjunto da sociedade, do sistema prisional e dos próprios detentos. As oficinas de trabalho desempenham um papel importante nesse processo, promovendo uma reinserção social de forma responsável e humanizada”, pontuou.

O evento

O seminário conta com a presença de representantes de todos estados, com o objetivo de alinhar a execução da política de trabalho no Sistema Penal. Tem como público-alvo representantes dos órgãos da execução penal, representantes de instituições públicas e privadas que compõem a rede parceira da política de trabalho, integrantes da sociedade civil, os servidores dos sistemas prisionais estaduais e demais pessoas interessadas no tema.

No cerne das discussões está o intuito de promover o debate sobre a oferta de trabalho às pessoas em cumprimento de pena nos regimes fechado, semiaberto, aberto, em medidas alternativas à prisão, em medidas de segurança e egressas do sistema prisional. Na programação consta painéis com palestras, oficinas, momento para troca de experiência, visibilidade de boas práticas e entrega da certificação aos selecionados no Selo Resgata. 

Fonte: Governo MT – MT

16 de abril de 2024 0 comments
0 FacebookTwitterPinterestEmail
TESTE ANCORA

Comarca de Paranaíta está sem telefone fixo

by Almanaque Cuyabá 16 de abril de 2024
written by Almanaque Cuyabá
A Comarca de Paranaíta está sem telefone fixo, por conta de problemas técnicos.
 
O contato deve ser feito por telefone celular.
Vara Única: 65 9343-8895
Gabinete: 66 9235-2045
E-mail [email protected]
gabinete: [email protected]
 
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
[email protected]
 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

16 de abril de 2024 0 comments
0 FacebookTwitterPinterestEmail
TESTE ANCORA

Quatro atletas de MT são convocados para representar o Brasil no Campeonato Ibero-Americano de Atletismo

by Almanaque Cuyabá 16 de abril de 2024
written by Almanaque Cuyabá
Quatro atletas mato-grossenses foram convocados pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), nesta segunda-feira (15.04), para o Campeonato Ibero-Americano de Atletismo, que será realizado entre os dias 10 e 12 de maio, em Cuiabá (MT).

Foram chamados Jânio Varjão (Barra do Garças), Lissandra Maysa Campos (Nossa Senhora do Livramento), Wendell Jerônimo (Pontes e Lacerda) e Almir Junior (Peixoto de Azevedo). Os três primeiros são bolsistas do programa Olimpus, promovido pelo Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).

“Ficamos muito felizes com essa convocação. São quatro atletas mato-grossenses em uma Seleção Brasileira principal, disputando uma competição internacional tão importante e que vai mostrar para o nosso povo a força que o esporte de Mato Grosso tem. Ter a oportunidade de competir em casa e com torcida, com toda certeza vai fazer com que os resultados melhorem e a gente saia daqui com uma ou, quem sabe, mais de uma vaga olímpica”, disse o secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, Jefferson Carvalho Neves.

A vinda do evento esportivo internacional, que reúne, a cada dois anos, países ibero-americanos, africanos e Andorra, foi articulada pelo Governo do Estado e é uma oportunidade para atletas obterem índices para os Jogos Olímpicos de Paris 2024 ou pontos no ranking mundial. 

“Correr em casa e em Cuiabá, onde eu comecei minha trajetória em competições estaduais, é uma motivação a mais. Estamos bastante empolgados e focados para essa competição”, afirma o atleta Jânio Varjão, que representa a Barra do Garças Associação de Atletismo na prova dos 800m.

Atleta de Nossa Senhora do Livramento, Lissandra Maysa Campos representa o Instituto Vicente Lenílson, de Cuiabá, e é uma das favoritas na prova do salto em distância. “Eu estou muito feliz com a convocação e, ainda, por estar mais uma vez na seleção adulta. Estou confiante de representar meu Estado e minha cidade na nossa pista”, destaca.

Será a primeira vez que o Centro-Oeste recebe a competição. No Brasil, o campeonato já foi realizado em Manaus-1990, Rio-2000, São Paulo-2014 e Rio-2016, cuja edição foi pré-olímpica, como será agora a de Cuiabá. A primeira edição do Ibero-Americano foi realizada em 1983, em Barcelona (ESP).

“Estamos fazendo esporte em todo o Brasil e é assim que o atletismo cresce”, disse o presidente da CBAt, Wlamir Campos, ao convocar os quatro esportistas mato-grossenses, entre eles Wendell Jerônimo, que compete nas provas de 5000m e 10km de corrida de rua representando a Associação de Corredores de Rua de Lucas do Rio Verde.

“Um evento com países da América Central e Caribe, do Norte, do Sul, da África e da Europa – Portugal e Espanha já confirmaram a participação – será uma boa prova de fogo para os brasileiros”, ressaltou Wlamir, que convidou o público de Cuiabá para assistir o evento que ocorre na pista do Centro Olímpico de Treinamento da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT).

Também com o apoio do Governo do Estado, Cuiabá já recebeu o Campeonato Sul-Americano de Atletismo Sub-23, em 2022, e o Troféu Brasil de Atletismo, em 2023, que foi considerado sucesso de público, com 250 mil pessoas nas transmissões e 7 mil nas arquibancadas, em quatro dias de disputas.

Fonte: Governo MT – MT

16 de abril de 2024 0 comments
0 FacebookTwitterPinterestEmail
TESTE ANCORA

Judiciário de Chapada promove Círculo de Paz com pessoas obesas

by Almanaque Cuyabá 16 de abril de 2024
written by Almanaque Cuyabá
O som da natureza, o cantos dos pássaros, o cheiro das plantas, a paisagem dos paredões e da cachoeira Véu de Noiva do município de Chapada dos Guimarães (60 km de Cuiabá), foram o cenário de mais um encontro do série dos Círculos Coloridos na Saúde, que está sendo realizada pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da comarca juntamente com a Secretaria de Saúde local.
 
Nesta edição, que foi realizada no dia 9 de abril, com foco em obesidade participaram servidores da justiça estadual, da saúde e pessoas que estão acima do peso. O projeto é uma forma inovadora da justiça restaurativa e o sistema de saúde, de tratar a obesidade sem preconceito.
 
O círculo trouxe um olhar humanizado às pessoas que estão acima do peso ou pela temática da obesidade. “A gente vê que a sociedade está longe de se preocupar com a pessoa que tem obesidade. Hoje em dia, estima-se metade da população está com sobrepeso. Então, aqui no município, fizemos essa parceria com a saúde local. Acredito que o objetivo está sendo alcançado. Essa terceira etapa do círculo, foi fantástica e trouxe novas ideias tanto para o judiciário quanto para a secretaria do município. Com isso, o judiciário vem se tornando cada vez mais instrumento de pacificação social, ressaltou o juiz coordenador do Cejusc de Chapada dos Guimarães, Leonísio Salles de Abreu Júnior.
 
Rainne Ferreira, de 18 anos, que luta contra a obesidade, foi uma das convidadas da atividade. Com a dinâmica de falar de si a estudante contou os inúmeros preconceitos enfrentados. Ela já foi considerada a “Duff“ da turma (Em um grupo de amigas, a Duff – é aquela que não se destaca, a menos atraente da turma). Para a jovem, a dinâmica do círculo foi a melhor experiência da vida e trouxe aceitação e autoestima.
 
“É uma maneira das pessoas colocarem a dor de uma forma mais amorosa. Fiquei mais leve ao escutar histórias e ter falado um pouco da minha. Gostei da dinâmica, revela a importância e a empatia com o outro. Eu já tentei várias vezes emagrecer, fiz dietas absurdas, tomei remédios, e busquei outras opções. Quem está de fora não imagina o que passa uma pessoa obesa. Não é por preguiça e nem estamos neste quadro por querer”, ressaltou.
 
A Adriana Roberti, ao ser convidada para participar do círculo colorido da saúde descobriu que não está sozinha. A servidora conseguiu emagrecer cerca de 40 kg desde a cirurgia bariátrica. O processo auxiliou a ter uma vida mais saudável e manter o bem-estar. “Foi muito gratificante dividir experiência, conversar na informalidade, sem estereótipo, sem avaliar ninguém e sem julgamentos. Aqui todos falam a mesma língua, no mesmo grau de igualdade. Compartilho das mesmas histórias porque eu também as vivi. Sou uma ex-obesa, estou no processo, a bariátrica é um meio para conseguir emagrecer,” comentou.
 
Justiça Restaurativa – A justiça Restaurativa é um movimento social e um convite para transformar a problemática das relações humanas com foco em cooperação e pertencimento. E é nesse contexto que os círculos coloridos na saúde trabalham os aspectos físico, mental, espiritual, emocional e psicológico do ser humano e tornam mais harmoniosa a ambiência entre os profissionais da saúde e os usuários do sistema de saúde de Chapada.
 
Para Vera Rondon, terapeuta integrativa, é possível perceber um pouco dos métodos integrativos no Círculo de Paz. É uma ferramenta de apoio muito importante, além de ser um ambiente de acolhimento e cura. As pessoas se reconhecem, partilham as dores e as dificuldades.
 
Série dos Círculos Coloridos na Saúde: até dezembro, estão previstas mais 9 edições com temáticas variadas (autismo, abuso de crianças e adolescentes, doação de sangue, hepatites virais, aleitamento materno, prevenção ao suicídio, câncer de mama, diabete e aids).
 
Obesidade: existem diferentes tipos da doença, sendo que a obesidade de grau I é considerada obesidade leve; a obesidade de grau II é a obesidade moderada e a obesidade de grau III é a obesidade mórbida.
 
O cardiologista do TJMT, Herbert Monteiro chama atenção para o sofrimento que as pessoas obesas passam brigando com a balança. “O primeiro passo é realizar um tratamento humanizado sem julgamentos, e jamais culpar o paciente. A pessoa com excesso de peso vem acompanhada de sentimentos que muitas vezes desencadeiam distúrbios emocionais. A equipe de saúde não tem apenas a missão de prescrever tratamentos, mas, também acolher o paciente, respeitar o modo de viver e suas escolhas, ” orienta o médico.
 
A pessoa obesa pode apresentar problemas e complicações diversas, como: diabetes, pressão alta, apneia do sono, aterosclerose, trombose, varizes, distúrbios no ciclo menstrual (nos pacientes do sexo feminino), problemas cardiovasculares diversos, além de ansiedade, depressão e transtorno alimentar.
 
Hoje em dia a obesidade pode ser tratada de diversas maneiras, incluindo a mudança nos hábitos de vida, com a reeducação alimentar, a prática de atividades físicas, e em casos mais graves, a cirurgia. Nesta lista, pode–se, incluir as práticas integrativas que contribuem individualmente ou associadas às outras formas de tratamentos.
 
De acordo com Letícia Vieira Dall Bello, psicóloga do departamento de saúde do Fórum de Chapada, o tratamento adequado une a questão biológica e mental potencializa a recuperação da saúde e sendo assim, promove a melhoria na qualidade de vida e no bem-estar físico e mental do paciente. Ou seja, olhar para o ser humano de forma integrada, não apenas corpo, mas também a mente.
 
Quando o assunto é hábitos alimentares o ideal é contar com o apoio de um profissional. De acordo com a nutricionista do TJMT o princípio da Nutrição é a inclusão dos alimentos saudáveis. Para montar o programa alimentar, devemos levar em conta o estado nutricional do paciente, necessidades individuais, nível de atividade física, exames, história clinica e familiar, além do estilo de vida. O programa alimentar deve ser individualizado.
 
Dados: de acordo com o Atlas Mundial da Obesidade 2023, a incidência da obesidade global deve apresentar um crescimento exponencial nos próximos anos. Apenas no Brasil a previsão é de que até 2035, 41% da população adulta conviva com a doença e que o crescimento anual na população infantil atinja o alto nível de 4,4%.
 
#Paratodosverem
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Descrição de imagem: Foto 1: Cachoeira Véu de Noiva e em torno muitas árvores e alguns paredões que compõem a paisagem. Foto 2: Arte redonda confeccionada com várias palavras relacionadas aos malefícios da obesidade ao centro, ao redor uma boneca “Magali” – personagem da Turma da Mônica, mini hambúrguer e batata frita de brinquedo usada no meio da roda. Foto 3: Mulher de cabelos pretos, usando óculos, muito sorridente, vestindo uma blusa na cor azul marinho . Foto 4: Paisagem com árvores,  uma área coberta com várias pessoas sentadas formando uma grande roda participando da atividade da Justiça Restaurativa.
 
Maritza Fonseca
Coordenadoria de Comunicação da Presidência TJMT
[email protected]
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

16 de abril de 2024 0 comments
0 FacebookTwitterPinterestEmail
TESTE ANCORA

MPMT pede providências urgentes ao Estado para recuperação de rodovia

by Almanaque Cuyabá 16 de abril de 2024
written by Almanaque Cuyabá

A Promotoria de Justiça de Cotriguaçu (a 950km de Cuiabá) requisitou à Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) a resolução dos critérios de desempate do Pregão Administrativo nº03/2024/Sinfra para reforma da Rodovia MT-170, no trecho entre Cotriguaçu e Juruena, especialmente na região do Distrito de Agrovila. O Ministério Público de Mato Grosso pediu que seja encaminhando o resultado da licitação e o cronograma das obras, em caráter de urgência. 

Conforme o promotor de Justiça substituto Cristiano de Miguel Felipini, a equipe da Promotoria realizou uma vistoria no local em 10 de abril e constatou a existência de buracos profundos na rodovia e na ponte localizada no km 12, além de 30 metros de estrada sem pavimentação asfáltica e em péssima qualidade no Distrito de Agrovila.  

Cristiano Felipini explica que inicialmente foi registrada uma Notícia de Fato a respeito da má conservação da Rodovia MT-170, no trecho entre Cotriguaçu e Juruena, e que esta foi convertida em Procedimento Administrativo com o objeto de fomentar o zelo pelo patrimônio público. “A licitação está parada em razão de um empate e precisamos de providências para agilizar esse processo”, reforçou. 
 

Fonte: Ministério Público MT – MT

16 de abril de 2024 0 comments
0 FacebookTwitterPinterestEmail
Newer Posts
Older Posts
Facebook Twitter Instagram Youtube Email Whatsapp

Posts recentes

  • Quem produziu a primeira geladeira no Brasil?
  • Escalada no Líbano
  • Governo propõe salário mínimo de R$ 1.630 em 2026
  • Ponte de João Gomes e a ladeira da fé cuiabana
  • Racha, isolamento e fora do páreo
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube
  • Email
  • Whatsapp

@2026 - Todos os direitos reservados Almanaque Cuiaba

Almanaque Cuiabá – Conteúdo de interesse permanente
  • Home
  • Leitura Express
  • Acervo Histórico
  • Cuiabanidade
  • Arquivo BR
  • PhotographYas
  • Toda Palavra
  • A Revista
  • Contato
  • Loja

Shopping Cart

Close
No products in the cart.
Close