Almanaque Cuiabá – Conteúdo de interesse permanente
  • Home
  • Leitura Express
  • Acervo Histórico
  • Cuiabanidade
  • Arquivo BR
  • PhotographYas
  • Toda Palavra
  • A Revista
  • Contato
  • Loja
  • 0
Author

Almanaque Cuyabá

Almanaque Cuyabá

O Almanaque Cuyabá é um verdadeiro armazém da memória cuiabana, capaz de promover uma viagem pela história em temas como música, artes, literatura, dramaturgia, fatos inusitados e curiosidades de Mato Grosso. Marcam presença as personalidades que moldaram a cara da cultura local.

TESTE ANCORA

Seduc, SES e Jucemat aderem ao programa Integridade

by Almanaque Cuyabá 11 de abril de 2024
written by Almanaque Cuyabá

Mais três instituições assinaram a adesão ao programa de Integridade Pública do Governo de Mato Grosso esta semana. Na terça-feira (09.04) foi a vez dos secretários de Educação, Alan Porto, e de Saúde, Gilberto Figueiredo. E nesta quarta-feira (10.04), o presidente da Junta Comercial, Manoel Lourenço de Amorim Silva, também firmou o compromisso de desenvolver dentro dos próximos seis meses o plano de integridade da entidade.

O programa desenvolvido pela Controladoria Geral do Estado tem como principal objetivo fazer com que a administração pública estadual não se desvie de seu objetivo, que é entregar políticas públicas de forma adequada, imparcial e eficiente. Ele congrega uma série de medidas institucionais que visam a prevenção, detecção, responsabilização e remediação de práticas de corrupção, fraudes, irregularidades e desvios éticos e de conduta.

O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, disse que a adesão da Seduc fortalece a governança e a prestação de contas à sociedade e aos órgãos de fiscalização. “A participação da Seduc nesse programa demonstra nosso compromisso com a ética e a transparência. Além disso, a adoção de mecanismos e procedimentos internos mais eficazes é essencial para garantir a eficiência na administração dos recursos públicos”, destacou.

Estas instituições agora irão elaborar, executar e monitorar o plano de integridade, conforme os riscos identificados, de acordo com os parâmetros definidos pela CGE. Para a elaboração deste documento, serão indicados, pelo gestor da pasta, o agente ou equipe que ficará responsável pelo trabalho.

“A SES adere ao programa Integridade da CGE com o objetivo de promover um ambiente de trabalho cada vez mais harmônico e íntegro. Essas são premissas que buscamos desde o início do atual Governo, mas, sem dúvidas, esse programa vem para somar esforços e auxiliar os gestores e servidores no processo de melhoria contínua”, disse o secretário de Estado de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo.

Com uma abordagem mais preventiva, o projeto inclui treinamento dos servidores indicados pela alta gestão que serão responsáveis pela execução, além de campanhas de conscientização com todos os servidores desses órgãos e entidades. Além disso, uma equipe técnica da CGE prestará consultoria na realização do trabalho de identificar, analisar e propor tratamento adequado aos riscos de integridade da instituição.


 

O presidente da Junta Comercial, Manoel Lourenço de Amorim Silva, disse que a adesão será essencial para melhorar a qualidade do programa de conformidade próprio que o órgão já possui. “Com o know how da CGE, vamos conseguir desenvolver ainda mais nossa política de integridade e difundir os valores da moralidade pública. Com efeito, poderemos melhorar ainda mais nossa posição enquanto junta comercial referência do país”, ressaltou.

O titular da CGE, explica que o modelo de consultoria em compliance e integridade é da CGE, porém, a execução do plano de integridade é de competência de cada instituição. “Temos uma equipe disponível para auxiliar as instituições na elaboração do plano de integridade. Ao prestar serviços de consultoria, mantemos a objetividade, mas sem assumir a gestão do projeto que está sendo executado, que fica a cargo de cada órgão”.

O Integridade MT foi instituído através do Decreto Estadual nº 376 /2023.  A partir da data de adesão, todos os órgãos deverão elaborar e aprovar o seu plano de integridade no prazo de até 180 dias.  Durante a adesão, a Controladoria disponibiliza à entidade um kit impresso de materiais informativos e de divulgação do Integridade MT. Além disso, o material também está disponível no site da CGE.

No total já são 27 órgãos e entidades do Executivo que aderiram ao programa e que já estão desenvolvendo o plano de integridade com o auxílio da Controladoria Geral do Estado. Além da própria CGE, já concluíram o plano, a Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer e a Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação

Fonte: Governo MT – MT

11 de abril de 2024 0 comments
0 FacebookTwitterPinterestEmail
TESTE ANCORA

Ex-prefeito e ex-secretário são condenados por improbidade administrativa

by Almanaque Cuyabá 11 de abril de 2024
written by Almanaque Cuyabá

O ex-prefeito de Rondonópolis (a 212km de Cuiabá) Percival Muniz e o ex-secretário municipal de Transporte e Trânsito Fabrício Miguel Correa foram condenados pela prática de atos de improbidade administrativa, em Ação Civil Pública ajuizada pela 2ª Promotoria de Justiça Cível da comarca. Também foram acionados a empresa TCA Consultoria, Planejamento e Projetos Eireli (Manancial Consultoria), o empresário Dalbert Luis Fernandes da Silva Gomes e o contador Luis Geraldo Gomes da Silva, que firmaram Acordo de Não Persecução Cível (ANPC) com o Ministério Público de Mato Grosso. 

Os pedidos formulados pelo MPMT foram julgados parcialmente procedentes pela 1ª Vara Especializada da Fazenda Pública de Rondonópolis. O ex-prefeito e o ex-secretário foram condenados ao ressarcimento integral do dano, de forma solidária aos demais requeridos que celebraram ANPC, no valor de R$ 90,3 mil acrescidos de correção monetária e juros; à suspensão dos direitos políticos por três anos; e ao pagamento de multa civil no valor de R$ 90,3 mil também corrigidos. Percival Muniz e Fabrício Correa também foram condenados ao pagamento das custas processuais. 

A ACP é resultado de um inquérito civil instaurado em 2019 para apurar “grave dano ao erário com consequente violação aos princípios regentes da Administração Pública”. No exercício de 2016, a Prefeitura Municipal de Rondonópolis, na gestão do ex-prefeito Percival Muniz e a pedido do então secretário Fabrício Correa emitiu empenhos no montante de R$ 90,3 mil em favor da empresa Manancial Consultoria, sem que ela possuísse empregados informados na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS 2016). 

As investigações apontaram que a empresa foi contratada sem licitação para retirada e implantação de postes, braços e colunas de alguns semáforos da região central do município, o que infere grave ato de improbidade administrativa causador de dano ao erário e de violação aos princípios regentes da Administração. “Tamanha foi a irresponsabilidade da grave ofensa à primordial Lei de Licitações, que nem mesmo foi formalizado um contrato administrativo para o referido serviço ‘emergencial’”, argumentou o MPMT, acrescentando que “a contratação foi decidida informalmente pelos envolvidos, sem prévio procedimento objetivo e impessoal”. 

“Ou seja, contrataram uma prestação de serviços sem contrato formal e escrito, como exige a lei de licitações, e de maneira verbal, o que é totalmente ilegal”, reforçou. 

ANPC – A empresa Manancial Consultoria e seus responsáveis legais celebraram o acordo com o MPMT em outubro de 2023, se comprometendo a, solidariamente, ressarcir o erário municipal no montante de R$ 186.063,73, divididos em 48 parcelas mensais. Os compromissários se obrigaram ainda ao pagamento de multa civil no valor de R$ 10 mil individualmente, também dividida em 48 parcelas. O descumprimento do acordo implicará na imposição de multa pessoal e diária no valor de R$ 500. Bem como acarretará o vencimento antecipado das obrigações em sua totalidade. 

Foto: Christiano Antonucci/Secom-MT

Fonte: Ministério Público MT – MT

11 de abril de 2024 0 comments
0 FacebookTwitterPinterestEmail
TESTE ANCORA

EAD: magistrados(as) podem se inscrever para curso sobre violência doméstica credenciado pela Enfam

by Almanaque Cuyabá 11 de abril de 2024
written by Almanaque Cuyabá
Atenção, magistrados e magistradas! Estão abertas as inscrições para o curso “Violência Doméstica, uma Questão de Gênero: Valores e Possibilidades”. Credenciado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) e ofertado na modalidade Ensino a Distância, a iniciativa é voltada a juízes e juízas que atuam nas varas especializadas de violência doméstica e com competências correlatas. São ofertadas 40 vagas.
 
Segundo o coordenador de atividades pedagógicas da Esmagis-MT, juiz Antônio Veloso Peleja Júnior, o objetivo da Escola com essa ação educacional é desenvolver as competências de magistrados(as) para que analisem juridicamente as diferentes situações de violência doméstica e familiar contra a mulher, suas modalidades e compreender as categorias relacionadas às questões de gênero, raça, ou etnia e aplicá-las em casos concretos.
 
O curso possibilitará que os magistrados, ao finalizá-lo, tenham condições de interpretar e aplicar os normativos relacionados à questão da violência doméstica contra a mulher, em especial a Lei n. 11.340/2006 – Lei “Maria da Penha”, de acordo com a especificidade de cada caso, considerando aspectos relacionados a gênero, raça e etnia.
 
Conforme os idealizadores da ação pedagógica, o Mapa da Violência de 2015 aponta que o Brasil ocupa a incômoda 5ª posição entre os países que mais matam mulheres no mundo. Além disso, conforme pesquisa da ONG americana Save the Children (2016), o Brasil seria o pior país da América do Sul para meninas, destacando que as desigualdades de gênero as tornam mais vulneráveis e sujeitas a riscos de violências, comparativamente aos meninos.
 
A iniciativa terá como tutor EAD o juiz Jeverson Luiz Quintieri. Ele é mestre em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), pós-graduado em gestão judiciária e em Direito Penal, palestrante e professor em cursos de gestão pela FGV – Direito Rio e pela Enfam. É formador e Tutor em EAD de gestão de pessoas pela ENFAM, conteudista do Conselho Nacional de Justiça e finalista do 10º Prêmio Innovare. Possui o Curso Oficial de Formação de Formadores pela Enfam.
 
O conteúdo programático prevê a abordagem dos seguintes temas: a evolução dos conceitos de gênero e direitos humanos das mulheres (conceitos de gênero, história da mulher na sociedade contemporânea, direitos humanos das mulheres); efetividade da Lei Maria da Penha (a Lei Maria da Penha: definição e formas de violência contra a mulher, interpretação e aplicação da Lei, atuação judicial com perspectiva de gênero); Aspectos penais e processuais da Lei Maria da Penha (aspectos penais e processuais da Lei, medidas protetivas; procedimentos e questões controvertidas da Lei); e os sinais e impactos da violência na vida da mulher: o olhar multidisciplinar e a intervenção em rede (ciclo da violência, fatores de risco, rede de prevenção, proteção e atendimento).
 
Datas – A ambientação ao curso EAD ocorrerá nos dias 29 e 30 de abril. Já o curso será ofertado nos seguintes períodos: 1º a 07/05/2024 (Unidade 1), 08 a 14/05/2024 (Unidade 2), 15 a 21/05/2024 (Unidade 3), 22 a 28/05/2024 (Unidade 4) e 29 a 30/05/2024 (Unidade Final).
 
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (65) 3617-3844 / (65) 99943-1576 .
 
Lígia Saito
Assessoria de Comunicação
Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT)
 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

11 de abril de 2024 0 comments
0 FacebookTwitterPinterestEmail
TESTE ANCORA

Startup desenvolve plataforma digital para soluções financeiras com apoio da Fapemat

by Almanaque Cuyabá 11 de abril de 2024
written by Almanaque Cuyabá
Uma startup de Sinop, apoiada pelo Programa Tecnova II da  Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), lançou a plataforma Legacy Bank, uma solução inovadora na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). A Legacy Bank oferece uma gama de serviços financeiros integrados, incluindo emissão de cobranças, pagamentos e gestão de contas digitais, tanto para o ambiente físico quanto online.

Destinada a pessoas físicas e jurídicas, a plataforma permite centralizar a gestão financeira, disponibilizando recursos para web, mobile e totens de pagamento. A Legacy Bank visa agregar valor ao seu negócio, possibilitando a criação de novas fontes de receita através de soluções White Label para empresas que buscam incorporar serviços financeiros e de pagamentos.

O presidente da Fapemat, Marcos de Sá Fernandes da Silva, destacou o compromisso da entidade com a inovação e o desenvolvimento econômico através do Programa Tecnova II.

“O programa financia empresas focadas no desenvolvimento de produtos industriais e comerciais inovadores, visando impulsionar o crescimento econômico local e aumentar a competitividade no mercado.

O CEO da Legacy Bank, Leandro Giacomini, enfatizou o compromisso da empresa em oferecer tecnologia financeira segura e prática. A plataforma é projetada para pequenos negócios, oferecendo soluções personalizadas e reduzindo a burocracia enfrentada com grandes instituições financeiras.

“Trabalhamos com tecnologia financeira com segurança e praticidade para construir soluções seja por API ou de nossas soluções customizadas, permitindo que cada um seja seu próprio banco, com soluções voltadas para pequenos negócios, devido a burocracia de grandes instituições tradicionais, não apresentam condições ideais com baixas tarifas e créditos adequados, viemos com a proposta de democratizar essas demandas financeiras e de gestão de pequenas emprsas

Para mais informações e acesso à plataforma Legacy Bank, visite aqui o perfil.

Fonte: Governo MT – MT

11 de abril de 2024 0 comments
0 FacebookTwitterPinterestEmail
TESTE ANCORA

Primeira-dama de MT destaca realização de sonho o lançamento de apartamentos em Campo Verde

by Almanaque Cuyabá 11 de abril de 2024
written by Almanaque Cuyabá
A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, acompanhada do governador Mauro Mendes e comitiva, afirmou ser a realização de sonho o lançamento da construção de apartamentos pelo SER Família Habitação, em Campo Verde, na quarta-feira (10.04). Virginia é a idealizadora do programa.

Por meio da categoria facilitada, serão construídos imóveis para atender a 576 famílias, que poderão adquirir 256 unidades nos Residenciais Florais Campo 1, ou 320 no Florais Campo 2.

“Somente em ações e serviços já foram investidos aqui mais de R$ 10 milhões. Ver o programa de habitação chegar à população campoverdense é a realização de um sonho. Estou feliz pela participação do município. Agradeço ao prefeito Alexandre e à primeira-dama Rosilei por abraçarem esse projeto tão importante”, disse Virginia Mendes.

“Desde o primeiro ano de mandato do governador Mauro Mendes, levei a necessidade que nós tínhamos de atender a população com um modelo de programa de habitação humanizado, então nasceu o programa SER Família Habitação. Ter um lar é fundamental por várias razões, como a sensação de pertencimento e segurança”, completou ela.

Virginia também agradeceu ao presidente da MT Par, Wener Santos. “A dedicação do presidente Wener e sua equipe foi fundamental para que o Governo tirasse o programa SER Família Habitação do papel, sou muito grata por sua atenção presidente”.

“Daqui a pouco mais de dois anos, eu não serei governador, a Virginia não será primeira-dama do Estado, mas será muito bom olhar para trás e falar poxa vida, a nossa jornada valeu a pena. São várias assistências que a Virginia de forma voluntária, e ela tem total atenção no programa de habitação junto com a secretária Grasielle na Setasc, com o presidente Wener na MT Par, e com as primeiras-damas dos municípios, para que os 142 municípios de MT tenham acesso”, afirmou o governador Mauro Mendes.

Para a primeira-dama do município, Rosilei Borges, o olhar e o trabalho voluntário de Virginia Mendes tem proporcionado ações sociais inéditas em Campo Verde, como é o caso dos cursos de capacitação que estão sendo levados à zona rural.

“Através do olhar cuidadoso, carinhoso e humano da dona Virginia, esse município tem realizado atendimento à zona rural pela primeira vez na história por meio dos programas idealizados por ela. O SER Família com várias linhas, tem levado qualificação também para zona rural, porque nós entendemos as dificuldades de acesso que existem aqui. Eu quero dizer para a senhora muito obrigada, porque hoje nós estamos aqui ao lado de uma área onde serão construídos 576 apartamentos, nós sabemos que a casa própria é sonho de todo pai de família e de toda mãe”, disse Rosilei.

O prefeito de Campo Verde, Alexandre Lopes, ressaltou a importância do programa habitacional e o trabalho voluntário da primeira-dama Virginia Mendes no projeto.

“A senhora é responsável por essa conquista, e essas unidades irão mudar a realidade de muitas famílias. A relação que os municípios têm com você representando o governador Mauro Mendes, tem realmente trazido muitas trocas com um Governo dedicado a uma gestão com uma política moderna”, destacou o prefeito.

A população foi surpreendida com o anúncio do governador Mauro Mendes, que atendeu o pedido do prefeito, articulado por Virginia Mendes, com a liberação de mais de 280 novas unidades habitacionais para o município.

Além dos empreendimentos imobiliários, o governador Mauro Mendes inaugurou a Escola Técnica Estadual, com investimento de R$ 16,8 milhões; vistoriou as obras de reconstrução da Escola Estadual Jupiara; e assinou o convênio para construção da Delegacia da Polícia Civil, investimento de R$ 3,4 milhões.

“A escola técnica ficou linda, parabéns ao trabalho em equipe lideradas pelo secretário Alan Porto na Seduc em parceria com o secretário Alan Kardec na Seciteci. E na segurança pública quero destacar a atuação do secretário, cel. Cesar Roveri pelo empenho para garantir a segurança da população”, ressaltou a primeira-dama do Estado.

Participaram da comitiva: o secretário-chefe da Casa Civil, Fabio Garcia; os deputados estaduais Beto Dois a Um, Diego Guimarães, Carlos Avalone; os secretários de Estado Grasielle Bugalho (Setasc), Cel. Roveri (Sesp), Cesar Miranda (Sedec), Alan Porto e Allan Kardec; e representando a Polícia Judiciária Civil (PJC), o delegado-geral adjunto Rodrigo Bastos.

Fonte: Governo MT – MT

11 de abril de 2024 0 comments
0 FacebookTwitterPinterestEmail
TESTE ANCORA

CST debate agricultura familiar com representantes da Empaer e SEAF

by Almanaque Cuyabá 11 de abril de 2024
written by Almanaque Cuyabá

Os componentes da Câmara Setorial Temática (CST) que discute o desenvolvimento das diferentes regiões do estado se reuniram pela sexta vez desde a sua instalação, para debater a elaboração de ações para reconhecer e valorizar a vocação econômica de cada região do estado. Esta foi a segunda reunião deste ano do CST do Fórum Mato-grossense de Desenvolvimento Regional, que tem o deputado Thiago Silva (MDB) como requerente e presidente e o professor Benedito Pereira, como relator.

Durante o encontro desta quinta-feira (11) entraram em pauta dois assuntos: Eixo Ambiental com o biólogo e diretor da Empresa Mato-grossense de Pesquisa e Assistência Técnica e Extensão Rural (EMPAER), Glieber Henriques; e Eixo Social, com palestra do superintendente da Secretaria Estadual de Agricultura Familiar (SEAF), Luciano Gomes Ferreira.

“A agricultura familiar tem um papel fundamental no desempenho para a oferta de alimentos. Ela contribui e também proporciona para a redução de desigualdades regionais interpessoais, sobretudo porque ela é uma instituição historicamente é importante no modo condução capitalista”, disse Sebastião Pereira.

O relator lembrou ainda que agricultura familiar é “muito intensiva para a mão de obra. Acho que essa é a questão mais relevante e importante que ela proporciona para o capitalismo, e um dos avanços está baseado no crescimento da inovação mecânica do modo produção capitalista, por que a inovação mecânica substitui a mão de obra”, relata Pereira.

O diretor da SEAF, lembrou que agricultura familiar tem um papel fundamental de promover o desenvolvimento da cultura familiar no estado Mato Grosso.

“Nessa missão, nós temos como premissa os investimentos. São maquinários, equipamentos, mudas, ou seja, fomenta, a produção. Temos também trabalhos como a criação de um sistema integrado que visa informações por meio de microcomputadores, que contribuem para a definição estratégica e prioritárias das cadeias produtivas no Estado”, afirmou ele.

O relator da CST avalia que as duas palestras de hoje foram oportunas para mostrar como se encontram as desigualdades territoriais dos municípios.

“Essa é uma das essências dessa Câmara Setorial, que tem por objetivo realizar um trabalho com uma plataforma teórica para depois comparar com a economia de Mato Grosso, resultando em alternativas para combater as desigualdades regionais dos municípios. A CST adquire um papel importante de propor sugestões que tornem esse modelo mais inclusivo, o que certamente ocorrerá num contexto de diversificação da economia”, explicou ele.

Vale destacar que, apesar dos índices de crescimento alavancados pelo agronegócio, Mato Grosso é um estado marcado pelas desigualdades regionais. De acordo com dados do Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), das 142 cidades, 106 têm menos de 20 mil habitantes e apresentam dificuldades para crescer econômica e socialmente.

Participam da CST, membros do curso de Economia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), Assembleia Legislativa, Governo de Mato Grosso e entidades ligadas ao desenvolvimento socioeconômico.


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: [email protected]


Fonte: ALMT – MT

11 de abril de 2024 0 comments
0 FacebookTwitterPinterestEmail
TESTE ANCORA

Roda de conversa discute inclusão de pessoas autistas 

by Almanaque Cuyabá 11 de abril de 2024
written by Almanaque Cuyabá

O papel do Ministério Público na proteção de crianças e adolescentes com espectro autista foi um dos assuntos discutidos no “2º Encontro: Uma prosa sobre o autismo”, realizado em Pontes e Lacerda (a 530km de Cuiabá). O evento reuniu profissionais de saúde, educadores, Poder Judiciário e membros da comunidade para discutir questões relacionadas ao autismo e explorar maneiras de promover a inclusão e o apoio às pessoas autistas. 

Durante o evento, ocorrido em 02 de abril, a promotora de Justiça Mariana Batizoco Silva Alcântara destacou a importância de reuniões que promovam a discussão sobre o autismo. “O evento foi muito rico e com troca de informações imprescindíveis para nós entendermos mais sobre o assunto, as causas, as dificuldades que os autistas enfrentam, a importância de se ter uma rede de apoio e, também, sobre os direitos adquiridos pelas pessoas autistas e seus familiares.  E, nesse sentido, o Ministério Público busca promover e garantir, de fato, esses direitos que já estão previstos nas legislações. Qualquer cidadão pode recorrer ao MPE para fazer valer esses direitos”, disse.

Realizado no salão paroquial da Igreja Senhor Bom Jesus, o encontro foi organizado por um grupo de mães atípicas com apoio da igreja católica do município, por meio do Movimento de Cursilho. Mães atípicas são todas as mães de crianças que apresentam Transtorno do Espectro Autista (TEA).

“É um tema pouco falado, mas que precisa ser debatido e divulgado. E essa conversa que tivemos hoje aqui, vem ao encontro do lema da Campanha da Fraternidade deste ano: ‘Vós sois todos irmãos e irmãs’. E nós precisamos falar sobre o autismo e sobre como melhorar a qualidade de vida dos nossos irmãos e irmãs afetados por essa condição”, ressaltou Neiva Nunes, coordenadora do Movimento de Cursilhos de Cristandade (MCC) em Pontes e Lacerda. 

Durante o evento, foram compartilhadas experiências bem-sucedidas e os desafios do dia a dia de pessoas autistas. Como o caso de Claudelice Pereira, diagnosticada com autismo aos 35 anos de idade. “Para mim é uma satisfação representar uma parte da sociedade que, muitas vezes, não é enxergada e sofre preconceito de todas as partes. O autismo não é uma doença, ninguém ‘pega’ o autismo, a pessoa nasce com o autismo. Então, o respeito tem que vir em primeiro lugar”, enfatizou a participante.

Para as organizadoras da reunião, o evento superou as expectativas. “Nós aguardávamos um público razoável, e não veio razoável. Veio um público que superou nossas expectativas, o suficiente para se responsabilizar em repassar o conhecimento adquirido aqui com nossos palestrantes. Os temas abordados foram importantes e, para nós, essa possibilidade de entender um pouco mais sobre o que é o autismo, é enriquecedora”, evidenciou Vanda Santos Souza, mãe atípica e organizadora da prosa.

“Quanto mais pessoas unidas a mães e pais atípicos, quanto mais pessoas informadas e falando sobre o autismo, mais nós vamos conseguir solucionar problemas presentes na sociedade. Que não são poucos, são muitos. Para assim, lá na frente, nós encontrarmos uma solução”, reforçou Joice Carvalho, mãe atípica e organizadora da reunião.   

*Sob supervisão da jornalista Clênia Goreth. 

Fonte: Ministério Público MT – MT

11 de abril de 2024 0 comments
0 FacebookTwitterPinterestEmail
TESTE ANCORA

Seduc e Sesi levam atividades de robótica a estudantes de escola estadual em Várzea Grande

by Almanaque Cuyabá 11 de abril de 2024
written by Almanaque Cuyabá
A Secretaria Estadual de Educação (Seduc) realizou, em parceria com o Sesi Escola Várzea Grande, atividades de robótica com os estudantes da Escola Estadual José Leite de Moraes, localizada no Bairro Cristo Rei, em Várzea Grande, nesta quarta-feira (10.04). Na unidade de ensino será montada uma equipe de robótica, o que vai permitir que os estudantes participem de importantes campeonatos em 2024, como a First Lego League (FLL), a maior competição mundial desse segmento.

Para o evento, foram levados robôs de um projeto já em execução. 

O estudante José Augusto, 14 anos, do 1º ano do Ensino Médio, afirmou que está feliz com as atividades tecnológicas. “A robótica está presente em todos os segmentos e ter esse primeiro contato aqui na escola representa para mim uma grande oportunidade”, disse. 

Já Lucas Felipe, 13 anos, também do 1º ano, disse estar motivado a participar da equipe de robótica da escola. “Penso em seguir carreira na área de engenharia eletrônica ou elétrica. Acredito que esta oportunidade seja importante para a realização do meu sonho de vida. Então, vou me dedicar bastante”.

Um dos estudantes do Sesi que participou do evento foi Guilherme Mendes, 13 anos, do 8º ano do Ensino Fundamental. Ele contou aos colegas que, após começar a ter aulas de robótica, passou a viver de forma diferente. “Conquistei muitas amizades e descobri que não é só construir robôs, mas também conviver com as pessoas e descobrir novas coisas”.

Para o diretor da escola, professor Jalme Santana, a robótica como atividade curricular foii uma das suas primeiras iniciativas quando assumiu a gestão no início desse ano. Segundo ele, o planejamento foi fundamental para que hoje os estudantes possam participar de equipes e de campeonatos de robótica.

“Hoje foi apenas um início do que vem pela frente”, pontuou o técnico do time de robótica do Sesi Escola, professor Robson Correa. Ele destacou que os estudantes vão aprender desde o processo de criação do design, programação e a construção de robôs. “A robótica contribui na construção da cidadania, na qual o estudante se torna protagonista da sua própria história”, frisou.
Foto: Gabriel Aguiar

O líder da política Tecnologia no Ambiente Escolar, da Seduc, Ediney de Brito, destacou que a rede estadual já conta com equipes campeãs em torneio nacionais. “Na primeira semana de março, 11 estudantes de escolas da rede estadual em Sinop garantiram vaga no campeonato mundial de robótica, que acontecerá ainda neste mês, em Houston, Estados Unidos”.

Edney se refere à equipe Canintech, que conquistou uma das seis vagas do Brasil durante participação no 6º Campeonato de Robótica, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), ocorrido em Brasília.

“Além da Canintech, Mato Grosso participou com as equipes Agrobot, de Rondonópolis; Agrotech, e Várzea Grande; e duas equipes formadas por estudantes do Sesi Escola Cuiabá e Senai Porto, a TuiuTech e MTech”, finalizou.

Fonte: Governo MT – MT

11 de abril de 2024 0 comments
0 FacebookTwitterPinterestEmail
Newer Posts
Older Posts
Facebook Twitter Instagram Youtube Email Whatsapp

Posts recentes

  • Quem produziu a primeira geladeira no Brasil?
  • Escalada no Líbano
  • Governo propõe salário mínimo de R$ 1.630 em 2026
  • Ponte de João Gomes e a ladeira da fé cuiabana
  • Racha, isolamento e fora do páreo
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube
  • Email
  • Whatsapp

@2026 - Todos os direitos reservados Almanaque Cuiaba

Almanaque Cuiabá – Conteúdo de interesse permanente
  • Home
  • Leitura Express
  • Acervo Histórico
  • Cuiabanidade
  • Arquivo BR
  • PhotographYas
  • Toda Palavra
  • A Revista
  • Contato
  • Loja

Shopping Cart

Close
No products in the cart.
Close