Tribunal oferece treinamento sobre Gestão para servidores dos novos gabinetes de desembargadores

Gestores de secretarias e dos gabinetes dos novos desembargadores do Tribunal de Justiça de Mato Grosso passaram por três dias de treinamento sobre Gestão, oferecido pela Escola dos Servidores do Poder Judiciário, entre quarta e sexta-feira (3 a 5 de julho). O coordenador de Auditoria Interna do TJMT, Wellington Corrêa, foi o instrutor, que buscou promover um ambiente dinâmico, com atividades individuais e em grupo, apresentações, trocas de experiências para promover o maior aproveitamento possível. “É um curso imersivo. Tentamos trazer um ambiente diferente, para que cada um se sinta à vontade e, principalmente, com vontade de fazer e falar”, disse.
 
Segundo Wellington Corrêa, a intenção do curso foi trabalhar a rotina dos gabinetes e das secretarias judiciárias, mas de uma forma diferente. “Não trazer um modelo pronto, não fazer com que a gestão de um gabinete seja excelente para aplicar em outro gabinete. Cada gabinete tem uma forma de gerenciar, cada unidade tem pessoas diferentes, que serão gerenciadas de formas diferentes. É isso o que a gente traz de diferente aqui, mostrando as necessidades, as características que o gestor precisa ter, o que a liderança pode colher do seu liderado, falando de inovação, falando de linguagem simples e trazendo tudo isso de novidade para eles”.
 
No último dia de curso, o desembargador Luiz Octávio Oliveira Saboia Ribeiro e sua equipe, foram convidados a fazer uma apresentação sobre o modelo inovador de gestão que é executado em seu gabinete, o Projeto Gride, que representa os conceitos de Gestão, Resposta, Inovação e Design, Dados e Tecnologia e Estrutura.  
 
“Preaparamos um material para tentar passar aquilo que a gente vem fazendo no gabinete, como estamos construindo uma experiência de tentar fazer com que os nossos servidores tenham uma sensação de pertencimento maior do que aquela que a gente normalmente verifica e como engajar a equipe. Engajar a equipe pra que tenhamos melhores resultados, mapeando os nossos processos, preparando toda uma experiência do usuário, seja esse usuário o cidadão que busca os nossos serviços ou os próprios servidores, que de alguma forma são usuários dos serviços que realizamos no nosso gabinete. Então a intenção hoje é passar um pouco daquilo que fazemos no gabinete, tentando contribuir com a gestão dos gabinetes e com o aprimoramento da gestão do Tribunal como um todo”, disse o magistrado.
 
Para o desembargador Saboia, é fundamental em uma boa gestão que as pessoas sejam priorizadas. “Mais do que nunca são as pessoas! A gente pensa em tecnologia, em dados, tudo isso é importante. Inovação não é só tecnologia. Também é tecnologia. Gestão passa por dados, que precisam ser fidedignos, mas acima de tudo é preciso pessoas que se sintam pertencentes à nossa instituição, pessoas que compreendem o porquê fazem aquilo que fazem, pessoas que tenham propósito. Então, a partir do momento em que a gente monta uma equipe com propósito, com pessoas engajadas, por mais que eu não tenha as técnicas, mas se eu tenho um propósito e esse propósito é prestar o melhor serviço possível e de uma forma inovadora, as pessoas fazem a diferença. O que faz a diferença são os nossos servidores, são os nossos magistrados, é o capital humano que temos. Mais do que prédio, equipamento, tecnologia, precisamos valorizar mais do que nunca as pessoas que compõem a nossa instituição”, analisa o magistrado.
 
Dentre as participantes do curso, a diretora da Secretaria da 3ª Câmara de Direito Público e Coletivo, avaliou positivamente a oportunidade de aprimoramento profissional. “Eu achei o curso muito interessante porque a finalidade dele foi trazer um apoio, a experiência de quem já viveu por muito tempo em gabinete, que é o instrutor Wellington. Receber essas novas equipes dos novos desembargadores e mostrar toda a estrutura, toda a forma de gestão, todas as áreas importantes em que um gabinete trabalha, que não é só processo, é gerenciar pessoas, gerenciar trabalhos, gerenciar estrutura também. Então quem trabalha no gabinete não trabalha só com processo, tem toda uma estrutura por trás para entrega da prestação jurisdicional”, afirma. 
 
#Paratodosverem. Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Imagem 1: foto da sala de aula com os alunos sentados em grupos de mesas redondas. O desembargador Luiz Octávio Saboia está em pé, falando para os alunos. 
 
Celly Silva 
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

About Almanaque

O Almanaque Cuyabá é um verdadeiro armazém da memória cuiabana, capaz de promover uma viagem pela história em temas como música, artes, literatura, dramaturgia, fatos inusitados e curiosidades de Mato Grosso. Marcam presença as personalidades que moldaram a cara da cultura local.

Check Also

Polícia Militar prende homem com produtos contrabandeados em Alta Floresta

Policiais militares do 8º Batalhão prenderam um homem de 25 anos por contrabando, na tarde …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *